MICE

Fibes recupera da pandemia com impacto económico de 182,5 milhões de euros

O centro de conferências de Sevilha gerou 46% a mais do que o esperado em 2022

O Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha (Fibes) confirmou em 2022 a recuperação do setor de feiras, congressos e shows na cidade de Sevilha após o efeito devastador da pandemia de COVID-19 nos últimos dois anos, e fechou o ano com um impacto económico de 182,5 milhões de euros, mais 46% do que o esperado.

No total, o Fibes já realizou 55 congressos, 20 feiras, 19 shows no ano que se encerra. E o impacto econômico gerado pelo setor MICE é transferido, indiretamente , para setores adjacentes, como serviços profissionais para eventos (audiovisual, montagem, restauração), mas também para hotéis e restaurantes, ou lazer e cultura em Sevilha.

Ponto de encontro de especialistas e profissionais dos mais diversos setores de atividade, o Fibes atua como o “epicentro de inovação e conhecimento da cidade” e é também um “laboratório de troca de experiências e reflexão sobre o impacto que tendências como que a digitalização ou a sustentabilidade estão tendo nos mais diversos setores de atividade”, destacou Antonio Jiménez, diretor administrativo da Prefeitura de Sevilla.

Eventos internacionais

Representantes internacionais do mundo do fitness (Arnold Sport Festival 2022), do futebol (World Football Summit 2022) e, principalmente, do turismo e da indústria aeroespacial, também se reuniram no Centro de Conferências e Exposições de Sevilha, com compromissos como o TIS (Turismo Innovation Summit 2022) e Global Sustainable Tourism Council, ou a Space Conference of Andaluzia e a recente Space & Defense Industry Seville Summit.

Isso é confirmado por eventos clássicos como o SIMOF, uma bandeira de inovação, criatividade e experimentação no setor de moda, e que retornará à Fibes em janeiro de 2023 como International Flamenco Fashion Week, ou a quarta edição do encontro de referência para a transformação da indústria de mineração Sala de Mineração e Minerais.

Além disso, há espaço para eventos importantes para a cidade como o Salão Internacional do Cavalo (SICAB), com mais de 250 mil visitantes; o XXV aniversário do Sevilla de Boda; o Salão Automóvel de Usados e as duas edições (verão e outono) do Mangafest, que no seu conjunto já reuniram 75.000 amantes da cultura asiática, entre outras atividades culturais e de lazer.