Eventos

Fórum Bandnews destaca os desafios da retomada dos eventos

O evento reuniu o trade de turismo e viagens no Sheraton São Paulo WTC nesta terça-feira

Não fossem as máscaras, o evento que reuniu o trade de turismo e viagens no Sheraton São Paulo WTC ao longo desta terça-feira, teria sido mais um encontro normal de parceiros, fornecedores, jornalistas, empresários e líderes do setor de eventos. 

Explorando a temática “Encontrar para Reconectar”, a edição 2021 do Fórum BandNews Expo Visite São Paulo marcou a retomada dos eventos do setor no Estado de São Paulo, considerando que no domingo, o Grande Prêmio de Fórmula 1 tenha sido a avant premiere destes novos tempos. 

O grande evento do automobilismo mundial provou, tanto em público como em negócios, que os turistas estão ávidos por retomarem a participação em espetáculos, eventos e viagens. Apesar dos números oficiais, auditados pela Fundação Getúlio Vargas, só serem divulgados nesta quarta-feira, estima-se que a F1 rendeu para a cidade de São Paulo receitas que ultrapassam 800 milhões de reais, bem como a criação de 8,5 mil empregos temporários e a presença de 150 mil visitantes.   

“Reunimos em um único evento as qualidades necessárias para mostrar ao mundo o êxito de São Paulo no enfrentamento da pandemia: um estado que, sozinho, vacinou mais pessoas que muitos países, realizando um dos grandes eventos internacionais, com 100% de público e uma contribuição considerável para a retomada econômica”, apontou o Secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, na abertura do Fórum. 

A exaltação do turismo e das viagens como mola propulsora da economia, da geração de empregos e do resgate da imagem do Brasil no exterior foi a tônica de todo o evento. Ao longo do dia, profissionais líderes do setor aéreo, representantes de centros de convenções e gestores hoteleiros se revezaram em mostrar resultados recentes que indicam um acelerado movimento de recuperação do setor.

O painel “empreendedoras do turismo”, por exemplo, formado por sete mulheres –  Chieko Aoki, da rede Blue Tree Hotels; Daniela Pereira, do Staybridge Suites São Paulo; Ana Luísa Diniz Cintra, do Centro de Convenções Rebouças; Annie Morrissey, da Rede Bourbon de Hotéis; Vanessa Martins, do Renaissance São Paulo Hotel e Milena Freire, do Tivoli Mofarrej São Paulo – e liderado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, enfatizou as inovações necessárias para encantar os hóspedes nesta nova fase. Os eventos corporativos, entretanto, ainda não retornaram com a força pré-pandemia, contudo algumas empresas já iniciam movimentos de retomada. 

Annie Morrissey, por exemplo, destacou que a pandemia trouxe o desafio à hotelaria para se reinventar e oferecer novos produtos aos hóspedes. 

Sobre a retomada do faturamento, Daniele Pereira afirmou que está animada com as perspectivas dos próximos meses, levando como base o mês de novembro, que já promete ser o melhor desde o início da pandemia. 

Um painel com a presença de Diógenes Toloni, diretor comercial da Itapemirim, Luciana Araujo, executiva de canais de Vendas da Gol, Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam, Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, além do secretário Vinicius Lummertz, marcou a reflexão sobre o setor aéreo e sua relevância na decolagem do setor. 

“Em 2020, no primeiro semestre, tivemos uma queda de capacidade para apenas 7% na malha aérea doméstica e 0% na malha internacional. Hoje, com a ascensão da vacinação, já voltamos a 78% da capacidade no doméstico, e 1/3 da malha internacional”, afirmou Sanovicz.

Além das apresentações abertas aos convidados, o evento também contou com workshop e formação específica para profissionais de turismo sobre regionalização e profissional 4.0, bem como com a Exposição dos Destinos Turísticos do Estado de São Paulo. 

A íntegra do evento pode ser conferida no canal de Youtube da BandNews e também, em programa que vai ao ar nesta quarta, 23h30 na BandNews.