MICE

Guia rápido ajuda organizadores na jornada em direção ao net zero carbon events

Iniciativa pretende engajar a indústria de eventos globais em direção à sustentabilidade do setor

Não é de hoje que os organizadores de eventos se preocupam em oferecer aos clientes soluções sustentáveis e cada vez mais alinhadas com questões ambientais, sociais e de inclusão e governança. Muitos planners investigam materiais recicláveis, propõem produtos de economia circular e inovam em planejar feiras e outros eventos sem desperdício de recursos.

Em novembro de 2021, durante a Conferência Cop26 em Glasgow, foi lançada a iniciativa Net Zero Carbon Events, com o objetivo de  engajar a indústria de eventos globais e as partes interessadas em direção à sustentabilidade do setor. Até este momento mais de 300 entidades sediadas em 48 países e regiões  estão apoiando a iniciativa, como organizadores, prestadores de serviços, venues, consultores, destinos, associações e também a mídia.

Leia também: UFI Latam Conference acontece em Buenos Aires nos dias 11 e 12 de maio

A segunda fase do projeto, será entregue em novembro de 2022 na conferência COP27, é a produção do roteiro que estabelecerá as várias definições, abordagens e marcos para as empresas do setor de eventos alcançarem o net zero carbon.

Enquanto um roteiro final mais complexo e abrangente não fica pronto, foi publicado um Guia Rápido assinado por  Christian Druart, da UFI – Global Association of the Exhibition Industry e Olivia Ruggles-Brise, da Greenview, com nove ações iniciais para os organizadores de eventos começarem uma jornada em direção ao net zero carbon. 

Para facilitar o entendimento e aplicação das ações por empresas de eventos em todo o mundo, cada sugestão tem uma introdução do tema e também uma lista de perguntas para ajudar os profissionais de eventos em suas soluções locais.

Por-exemplo, no tocante a como comunicar o compromisso da agência com a sustentabilidade dos eventos, interna e externamente, o guia recomenda assumir uma ação transparente e colocando nesta liderança indivíduos que conheçam bem o tema e estejam abertos para buscar respostas e interagir com diferentes públicos.

Entre as perguntas sugeridas para este começo, estão:

• Quem são as partes interessadas internas e externamente que precisam ser engajadas diretamente?

• Quem são as pessoas relevantes em seu departamento de comunicação com quem você pode trabalhar para comunicar sua jornada net zero?

• Seu departamento de comunicação precisa de alguma informação/mensagem/compreensão adicional?

• Existe uma página em seu site e intranet onde as últimas atualizações do net zero podem ser compartilhadas?

Para saber mais sobre a iniciativa, visite o site

Para baixar o Guia, clique aqui