Interação e descontração são os motes do novo projeto global do grupo Accor Hotels para os hotéis ibis budget, bandeira supereconômica do grupo.
O projeto chega a todas as unidades da rede no Brasil com o objetivo de envolver cliente e colaboradores em uma experiência de serviços única e personalizada, do começo ao fim. As ações visam reforçar a identidade da marca, que tem o propósito de oferecer economia com garantia de conforto e qualidade de padrão internacional.
Fotos: Divulgação.
Entre as novidades, destaca-se o mural digital interativo #dicasbudget, no lobby, em que os hóspedes podem trocar dicas de lugares para visitar e até organizar passeios em grupo.
No check-in, o cliente é recebido com um game ou brincadeira relacionada à sua chegada. As equipes dos hotéis passaram por um treinamento especial, para refletir a atitude positiva e acolhedora da marca e oferecer um atendimento descontraído e informal.
“A marca ibis budget passou por todo um processo de evolução, desde o Formule 1. Houve mudanças de logo, produto, lobby, e, recentemente, o serviço e o relacionamento com o cliente passaram por atualizações a fim de proporcionar uma experiência única aos hóspedes.”, explica Rabeea Ansari, gerente de Marketing da Família ibis América do Sul.
Exemplo dessa preocupação em tornar a experiência única é o item especial no bufê de café da manhã, que terá um mimo gastronômico diferente a cada mês.
A customização não para por aí, com adesivos nas portas dos quartos para receber o hóspede com mensagens bem-humoradas. Há ainda os "Momentos de Descontração", com ações realizadas pela equipe nas áreas sociais do hotel para promover a interação entre clientes. A rádio ibis budget é outra inovação, com uma playlist exclusiva para animar as áreas comuns dos hotéis no Brasil.
O Projeto
O projeto começou a ser desenvolvido pela equipe global AccorHotels em 2014, para alinhar o conceito de hotelaria econômica, característica da marca, a uma proposta de serviços descontraída e informal, com características únicas.
Entre elas, a hospedagem 3×3, que possibilita acomodar até três pessoas no mesmo quarto, e, também, parcelar o valor das diárias em até três vezes. Além disso, em todas as áreas dos estabelecimentos, o Wi-Fi é grátis e os serviços de recepção e loja de conveniência operam em escala 24/7.
Após a implantação global do projeto, foram aplicados alguns pilotos em hotéis do Brasil, para que fossem avaliadas a viabilidade e a aceitação dos hóspedes. O piloto principal foi realizado no hotel ibis budget São Paulo Paraíso, entre maio e julho de 2015.
Depois de uma pesquisa realizada no local, que apontou reação positiva dos clientes, iniciou-se o treinamento das equipes e a preparação de todos os hotéis para a implantação do projeto nos 23 hotéis ibis budget em todo o Brasil.