Os recentes problemas enfrentados pelas plataformas online de reservas, que causaram transtornos e prejuízos aos hotéis e aos viajantes, acenderam o alerta no setor de turismo. Para advertir os consumidores sobre os riscos de adquirir pacotes a preços abaixo do mercado, HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem da Cidade do Rio de Janeiro) e Abav-RJ (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro) uniram forças na criação de uma campanha publicitária educativa, que será divulgada em canais digitais, para atingir o público final em momento de decisão de compra.
A campanha usa o mote “Não pague caro por querer pagar mais barato”. Por meio de peças com um toque de humor, a ação convida o consumidor a refletir antes de adquirir produtos com preços excessivamente atraentes, pois muitas vezes estes podem não ser honrados pelas empresas que os vendeu, deixando o turista sem o serviço contratado.
Luiz Strauss, presidente da Abav-RJ, reforça a importância da conscientização do consumidor e pleiteia aos órgãos competentes a normatização do modelo.
“Tal discrepância nas tarifas é causada por um modelo de negócios frágil, que representa a aquisição de um ‘direito de viagem futura’. Porém, os serviços de viagens e turismo são extremamente suscetíveis a efeitos externos como câmbio, tributação, combustível de aviação e a própria oferta e procura, o que pode inviabilizar a sustentação das condições nas quais foram comercializadas anteriormente. O cliente precisa ter melhor entendimento sobre o que realmente são as tais ‘viagens flexíveis’ e os órgãos responsáveis, como o MTur, a ANAC e mesmo a Senacon/MJ precisam buscar a normatização do modelo. Daí a necessidade urgente de regulação a respeito!“, disse ele, acrescentando que a entidade também não vê com bons olhos o comércio de milhas, pois acaba frustrando o motivo para o qual os programas foram criados.
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