MICE

HotéisRIO lança Procap Barra e Recreio

Noite foi bastante prestigiada por hoteleiros e convidados do projeto.


O lançamento do Procap Barra e Recreio, na noite de 24 de agosto, no Grand Hyatt, foi marcado por expectativas positivas por parte das empresas convidadas e hoteleiros.  

O projeto, desenvolvido pelo HotéisRIO, em parceria com a ABIH-RJ, em 2015, e lançado, na ocasião, nessa mesma região, retorna, apostando no segmento MICE – Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras.  O nicho vem ganhando espaço na localidade, em função do estabelecimento de novos e modernos empreendimentos hoteleiros que contemplam, entre outras funcionalidades, centros de convenções para pequenos, médios e grandes eventos, assim como vasta infraestrutura gastronômica, sem falar nos atrativos naturais a serem contemplados.  O Procap Barra e Recreio segue até domingo, dia 27, e tem apoio das Secretarias de Estado e Municipal de Turismo, Setur-RJ e Setur Rio, e da TurisRio. 

Agradecendo os convidados, Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, falou sobre o surgimento do Procap e do potencial da região. 

“O Procap foi desenvolvido a partir das Olimpíadas, quando a Barra da Tijuca recebeu 10 mil novos quartos, e foi um sucesso, o bairro passou a ser conhecido mundialmente. Hoje, a Barra tem cinco hotéis cinco estrelas, todos do nível deste, a hotelaria mais moderna da América Latina hoje está instalada aqui. A gente decidiu retornar com o Procap porque é uma região que tem tudo o que você precisa. Vocês vão conhecer muitos hotéis, restaurantes e centros de convenções. Espero que vocês saiam daqui encantados e vendendo muito a Barra da Tijuca”, exaltou Lopes. 

Representando o prefeito Eduardo Paes, o Subsecretário de Turismo do município, Bruno Marques disse a região tem as melhores estruturas da cidade. “Aqui na Barra da Tijuca e no Recreio hoje a gente tem uma das melhores estruturas da cidade, podemos dizer que a Barra é um município dentro do nosso município, a gente não precisa sair daqui para nada.  Barra e Recreio são completos, seja para o turismo que for, nós temos uma grande gastronomia, essa rede hoteleira, esportes radicais, ecológico.  Prefeitura e trade são parceiros, quero deixá-los à vontade e dizer que a prefeitura vai estar ao lado de vocês no que precisarem”, enfatizou Marques.  

Por vídeo, a Secretária Municipal de Turismo, Daniela Maia, deu boas-vindas aos convidados e desejou uma boa experiência durante a visita.  Em seguida, um vídeo mostrando os atrativos turísticos da região foi apresentado pela diretora de Marketing da Setur Rio, Fabiana Missi, exibindo todo potencial hoteleiro, empresarial, cultural, gastronômico, ecoturístico e de lazer da Barra e Recreio. 

Hoteleiros apostam no impacto positivo do Procap 

A gerente-geral do Grand Haytt, Alexandra Bueno, disse que falar da Cidade Maravilhosa é a coisa mais fácil do mundo mas, principalmente, falar da Barra “Frequentar a praia escolhida como a melhor do Rio de Janeiro e no bairro definido como o mais seguro da cidade é uma coisa que me dá muito orgulho.   Espero que vocês tenham um tempo muito agradável aqui”.  Na ocasião, Alexandra convidou para a visita ao hotel e anunciou que os participantes concorrerão a duas noites no hotel. 

“A importância do Procap para a nossa região consiste em, por meio dos operadores e agências de viagem, dar visibilidade dos nossos hotéis para o mercado receptivo, para que eles se sintam à vontade e engajados a vender nosso produto, entendendo que temos a excelência como característica”, destacou Rachel Fagundes, subgerente do Novotel Barra, falondo da importância do Procap Barra. 

Carol de Oliveira, diretora comercial da bUP Hotels, operadora hoteleira que administra 12 hotéis com a bandeira Accor e dois independentes, disse que a expectativa com o projeto está direcionada ao Mercury Barra, composto também pelo Ibis. 

“O espaço atende muito bem até como apoio a outros centros de convenções, por ter uma bandeira econômica e outra midscale, além de contarmos com um centro de convenções para até 400 pessoas.  A expectativa é grande, temos que mostrar o potencial e a vida própria da Barra. Que este seja o primeiro de muitos e que a gente consiga colocar o bairro cada vez mais nesse roteiro dos eventos”, ressaltou a diretora comercial. 

“Apoiar o Procap é uma satisfação para a Rede Windsor Hotéis, pois sabemos que é uma iniciativa de muito sucesso, promovida pelo HotéisRIO e pela ABIH-RJ que, de forma bastante agregadora, consegue reunir os principais players do setor. Nesta edição, em especial, apoiaremos na capacitação para clientes estratégicos com foco na Barra da Tijuca, que tem se tornado um dos destinos mais desejados no Rio, bairro em que a rede tem quatro unidades e o Centro de Convenções & Hotéis Windsor”, concluiu Bianca Rodrigues, gerente comercial da Rede Windsor, destacando a natureza agregadora do projeto. 

Na opinião da gerente regional de vendas da Accor no Rio de Janeiro, Juliana Borges, o Procap MICE Barra e Recreio é uma grande e estratégica iniciativa, direcionada para o turismo de negócios e eventos.

Estamos comprometidos com o segmento e acreditamos no seu potencial e importância como impulsionador de negócios e incremento de receitas para os hotéis. Será uma excelente oportunidade de promover e potencializar as particularidades da região que, além da estrutura moderna, natureza exuberante e diversas opções de entretenimento e lazer, se destaca por sua atrativa infraestrutura para o segmento MICE”, enfatizou a gerente regional. 

Iniciativa aprovada pelas agências 

A agência Tag, de São Paulo, já possui clientes que preferem fazer seus eventos no Rio de Janeiro, em especial, na região da Barra da Tijuca, “por ser um destino de fácil acesso, com boa malha aérea, gama de hotéis maravilhosos e espaço de eventos”, disse Bruna Stefanini, do departamento de produção. 

É um tesouro receber tanta informação num período curto de tempo, vai facilitar muito a vida da agência, para que a gente possa oferecer um maior número de opções bacanas e variadas da região.  Acredito que vamos vender melhor o destino para clientes que ainda não são adaptados à região da Barra e que ainda preferem a Zona Sul”, complementou Stefanini. 

Especialista de produto da Reservia, da consolidadora de hotéis da BeFly/, Eduardo Feitosa, considera importante participar do projeto e entender os novos equipamentos turísticos da região. 

“O negócio recém-criado com a fusão de duas grandes do segmento já conta com 4 mil hotéis. Não moro mais aqui, mas sou carioca e, com o convite do Procap, fazer esse comparativo do que era a região antes das Olimpíadas e como está agora, sabendo que muitos hotéis surgiram a partir desse evento, gera expectativa de novas oportunidade de negócios e crescimento para a empresa”, disse Feitosa. 

Entre as operadoras que estão sendo capacitadas nesta edição estão Avipam, BCD Travel, BeFly Travel, Copastur Viagens e Turismo, Incentivare, Agência Mandarin, MCI, Grupo MM, VOLL, Joia Eventos Estratégicos, Pega Eventos e Turismo, AvantGarde, Lampada.ag, T.A.G. Produções Especiais, Dagaz Eventos, T-win Eventos. 

Esta edição conta com a parceria de Clássico Beach Club, Jeunesse Arena, Campo Olímpico de Golfe, Ecobalsas e Transfer AS Brasil, responsável pela mobilidade do evento. 

Foto: Divulgação