MICE

Hotelaria paulista registra melhor desempenho da série histórica

ABIH divulga desempenho da hotelaria paulista no mês de Junho/22

A 4ª edição da pesquisa realizada pela ABIH-SP traz o resumo do desempenho da hotelaria paulista no mês de Junho/22, acrescida de breve análise dos resultados e do momento do mercado. Ao completar 2 anos, a pesquisa retrata o melhor desempenho da série histórica nos três indicadores – ocupação, tarifa-média e RevPar. 

Roberto Gracioso, Conselheiro Fiscal da entidade e desenvolvedor do projeto, comemora os 2 anos da sondagem mensal e o bom desempenho da hotelaria paulista registrado em junho. No entanto, salienta que “os hotéis tem lucro, porém achatado pelo acúmulo de dívidas e altas de insumos”.

Leia também: Viagens corporativas crescem 15% em junho

Na prática, a margem de lucro da hotelaria permanece achatada. Cerca de 60% dos hotéis estão com despesas maior ou igual a 60% da receita. Gracioso enaltece a gestão da ABIH-SP, presidida por Ricardo Roman Jr. E acrescenta que “é muito gratificante contar com o apoio e incentivo do presidente e sua equipe, que apostam na mensuração de dados confiáveis sobre o setor hoteleiro”.

Em junho, as Macro Regiões Turísticas (MRTs) com foco corporativo alavancaram a alta dos indicadores. Já as MRTs de lazer, especialmente as de litoral, tiveram um desempenho bem abaixo, por conta do período de inverno.

As-MRTs de lazer com bons indicadores foram a Vale do Paraíba – Serras, alavancada pelo início da temporada de inverno de Campos do Jordão. E a Circuito das Águas, por conta das férias de julho. A hotelaria segue em processo de recuperação de seus índices.

O retorno dos hotéis de 14 MRTs do Estado alcançou 87,50% do total de Macro Regiões Turísticas. A representatividade em 568 municípios atinge 88,06% do total do Estado. As 104 875 Uhs referentes aos municípios que responderam à pesquisa constituem 57,89% do total de Uh do Estado. Já o total de respostas de 123 hotéis representa 3,79% dos hotéis do Estado. E as 15.001 Unidades Habitacionais correspondem a 14,31% do total respondido.

Confira aqui íntegra do relatório