As vésperas do Natal, passageiro que compraram bilhetes da ITA Transportes Aéreos, tiveram uma surpresa desagardável.
A empresa do Grupo Itapemirim, anunciou na noite desta sexta-feira (17) que suspendeu “temporariamente” todas as operações da companhia.. De acordo com alguns passageiros, eles só descobriram a paralisação do serviço no aeroporto, pouco antes do embarque. As informações são do G1.
A ITA tinha 513 voos programados até 31 de dezembro, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os voos partiriam dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), entre outros.
Segundo a companhia aérea, a situação está ligada a uma “reestruturação interna“.
“Informamos, por iniciativa própria, que suspendemos temporariamente todas as operações da companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna”, comunicou a companhia aérea.
Mais tarde, em outro comunicado, Itapemirim diz que intensificou a comunicação com os passageiros impactados pela suspensão das operações da companhia. A empresa informou ainda que o serviço telefônico pelo número 0800 723 2121 assim como o chat do site foram restabelecidos, com horário de atendimento de 6h às 21h. Além disso, o passageiro pode enviar um mail para [email protected] com o nome completo e número do localizador da reserva para agilizar o atendimento.
Caso os passageiros optem por solicitar o reembolso total das passagens, podem fazê-lo pelo site da companhia www.voeita.com.br. A Itapemirim afirmou ainda que tem contado com a colaboração das demais companhias aéreas para reacomodação dos passageiros.
‘A gente teve que ficar na mão’
Enquanto isso, alguns passageiros com bilhetes da ITA afirmam que foram pegos de surpresa quando estavam prestes a embarcar em voos da companhia aérea.
“O meu voo era oito horas da noite, para São Paulo. Chegaram a despachar malas de pessoas desse voo. E, simplesmente, não tem ninguém da empresa dentro do aeroporto, e a empresa comunicou ao Galeão que encerrou as atividades”, relatou a advogada Érica Olivieri.
Outro passageiro, que tinha um compromisso em São Paulo, conta que pagou mais caro por uma passagem da empresa cearense, pois comprou em cima da hora.
“Simplesmente ninguém informa nada. O que se informa no aeroporto é que a empresa encerrou as atividades e a gente teve que ficar na mão. Vou ter que gastar mais dinheiro para poder ir de ônibus porque as passagens (aéreas) estão absurdas”.
No site “Reclame Aqui”, a Itapemirim Transportes Aéreos surge como empresa não recomendada, com quase 4,5 mil reclamações até o momento e resposta de apenas 39,7% das reclamações (até a manhã de 18 de dezembro de 2021).