O setor de turismo no Brasil tem motivos de sobra para comemorar.
Levantamento da Kantar Ibope Media indica que o brasileiro está cada vez mais interessado em viajar. Esse comportamento faz com que as categorias e os setores ligados ao turismo se movimentem de maneira positiva e os dados de crescimento refletem essa realidade.
Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.
Leia também: Kantar divulga análise inédita sobre gêneros na publicidade.
De acordo com dados do Target Group Index, estudo sobre hábitos e comportamento do consumidor, 33% dos pesquisados declararam ter viajado nos últimos 12 meses¹.
Para 64% dos viajantes, férias de verdade sempre incluem uma viagem, e 67% afirmaram que gostariam de viajar e conhecer lugares exóticos.
O levantamento aponta ainda a vontade do brasileiro em explorar novos ares: 63% afirmam pretender viajar de avião no próximo ano, ao passo que 46% ainda não programaram sua viagem – ótima oportunidade para as empresas do setor.
Na hora de programar o tão sonhado descanso, a grande aliada é a internet: que aparece como o meio mais consumido para 92% dos viajantes. A TV vem em segundo lugar (91%), seguida pela mídia OOH (88%).
Para 60% dos viajantes, a internet ajuda a planejar e reservar viagens, 16% afirmam navegar em sites de turismo e 3% efetuam reservas de passagens on-line.
Viajar é preciso: a mídia como oportunidade para o turismo
O setor de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo também acompanhou essa onda positiva. De acordo com dados de Advertising Intelligence, no primeiro semestre de 2019, a compra de espaço publicitário no setor registrou crescimento de 10% do GAV (valores publicitários brutos, desconsiderando descontos e negociações), em comparação ao mesmo período do ano anterior².
As categorias Excursões e Viagens e Hotéis, Motéis e Pousadas figuram entre as cinco categorias que mais investiram em mídia no setor entre janeiro e junho deste ano.
Top 5 Categorias no Setor de Cultura, Lazer, Esporte & Turismo
|
|
1 |
Eventos Sociais e Culturais
|
2 |
Produções Cinematográficas e Estúdios
|
3 |
Excursões e Viagens
|
4 |
Hotéis, Motéis e Pousadas
|
5 |
Editoras e Publicações
|
Entre os cinco principais anunciantes de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo, três são empresas ligadas ao Turismo: Decolar.com, Booking e Hotelaria Accor Brasil. Juntos, esses anunciantes foram responsáveis por 15% do investimento em compra de espaço publicitário do setor no 1ª semestre de 2019.
¹ BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s)
² Dados de Ad Intel | Kantar IBOPE Media / Período de janeiro a junho de 2019.