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Melhor chef feminina do mundo é colombiana

Gastronomia é diferencial de destinos na atração de viajantes

A gastronomia sempre foi um dos grandes diferenciais dos destinos na motivação de turistas e vem influenciando muitos programas de viagens com foco em degustar alimentos exóticos, combinações inusitadas e temperos característicos de cada país.

Em 2019, por exemplo, um ano antes da pandemia, o turismo culinário movimentou mais de US$ 1,1 bilhão e a previsão é de que este segmento alcance US$ 1,8 bilhão até 2027, de acordo com o estudo “Culinary Tourism Market by Activity Type, Age Group and Mode of Booking: Global Opportunity Analysis and Industry Forecast, 2020-2027” realizado pelo Research And Markets.

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Destaque na América do Sul por seus temperos e sabores únicos, a Colômbia tem profissionais de mão cheia e a proprietária do restaurante “Leo”, em Bogotá, Leonor Espinosa, acaba de ser eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo de 2022, pelo prêmio The World’s 50 Best Restaurants 

Destaque também para a culinária colombiana representada pelo restaurante “Leo”, da própria chef, votado em oito edições dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina. Em 2019 ele foi também o primeiro restaurante colombiano a entrar no The World’s 50 Best Restaurants.

A diversidade do solo, do clima e conhecimentos ancestrais de cada região fazem da gastronomia colombiana um cardápio rico e diversificado capaz de satisfazer os paladares mais exigentes que buscam experiências inovadoras cheias de sabor e cultura ao redor do mundo. São estes fatores exclusivos que vêm chamando cada vez mais a atenção dos turistas.

“Muitos de nossos restaurantes, que fazem parte das listas mais prestigiadas e dos melhores do mundo, adaptaram sua oferta para que os visitantes possam desfrutar de uma cozinha inovadora que combina receitas tradicionais e contemporâneas, ingredientes locais e a criatividade de nossos chefs dispostos não só a cozinhar um prato, mas a contar a história por trás dele”, disse Nicolás Casasfranco, Cônsul Comercial da Colômbia no Brasil e diretor geral da ProColombia Brasil.

Com investimento do Ministério do Comércio, Indústria e Turismo e com o objetivo de promover o turismo como um todo, o país desenvolveu a campanha “Colômbia a la Mesa”, resultado de um estudo a fundo sobre a gastronomia colombiana em âmbito nacional e internacional, envolvida por características específicas e de alto padrão que naturalmente se alinham com as tendências globais em favor da denominação de origem (conhecimento por trás do prato – rastreabilidade), consumo responsável (uso de variedades nativas não transgênicas que não afetam o meio ambiente e que geram uma excelente qualidade de relação de preços) e sabores ancestrais (uso de técnicas culinárias antigas e ancestrais).

Conheça Leonor Espinosa e sua cozinha que busca usar a gastronomia como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico.