A marca de um milhão de visitantes é um recorde para a usina. É a primeira vez em 41 anos que Itaipu supera essa marca no turismo.
Argentino casado com uma brasileira, o milionésimo visitante do Complexo Turístico Itaipu em 2018, Silvio Mentucci, é um retrato perfeito da binacionalidade que simboliza a usina brasileiro-paraguaia.
Mais sobre turismo no Brasil e no Exterior aqui.
Ele e a família foram recepcionados com festa, às 10h35 da manhã de 21 de dezembro, por diretores da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela gestão do turismo na usina.
Ao lado da mulher Daniela de Oliveira e do filho Leandro Mentucci, o empresário Silvio, radicado em Jundiaí (SP), contou que fez uma visita à Itaipu há pouco tempo, mas o filho, Leandro, estudante de Engenharia, ficou curioso para visitar a parte interna da usina.
“Não esperávamos uma recepção tão especial. Jamais esqueceremos.”, disse Silvio.
Durante a cerimônia comemorativa à marca, o diretor-geral da Itaipu, Marcos Stamm, disse que a empresa vivia mais um momento histórico, se consolidando como promotora de desenvolvimento regional e geradora de riquezas.
Segundo o diretor, o turismo de Itaipu tem metas audaciosas para os próximos cinco anos. “Em 2023, queremos que 2 milhões de pessoas cruzem a Barreira de Controle da Itaipu.”, disse.
Para atingir a meta dos 2 milhões, o diretor do PTI, Jorge Callado, anunciou que, em breve, o Laboratório de Turismo apresentará novas atrações. As últimas foram: Itaipu Kids, Itaipu Tecnologia e as Iluminações Temáticas da Barragem.
A solenidade contou também com as presenças dos diretores Newton Kaminski (Coordenação), Cezar Ziliotto (Jurídico), João Pereira (Administrativo) e Mario Antonio Cecato (Financeiro Executivo).
O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, também participou do evento.