A 48ª edição Abav Expo & Collab encerrou dia 8 de outubro, e contou com 184 expositores e perto de 11 mil visitantes pré-inscritos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Um dos principais expositores da feira foi o Ministério do Turismo que, para esta edição, trouxe novidades que vão auxiliar todo o setor turístico do nosso país, como o Selo de Biossegurança, que qualifica empreendimentos que atendem todos os requisitos das medidas sanitárias.
Leia também: Temporada brasileira de cruzeiros 2021/2022 é aprovada.
Segundo a coordenadora-geral de Apoio ao Crédito do Ministério do Turismo, Gleurice Sousa, a 48ª Abav Expo & Collab veio na hora certa para divulgar essa ação.
“Alem-do patrocínio dos Estados para a promoção dos seus destinos, eventos dessa natureza ajudam demais nessa retomada. Foram implementadas muitas ações, como o Selo de Biossegurança que qualifica os empreendimentos que atendem certos requisitos, proporcionando ao turista mais segurança para se hospedar naquele local.”
Ainda segundo Gleurice, o Ministério também implementou o Crédito Extraordinário, para auxiliar o setor com três linhas, principalmente capital de giro, aumentando muito a capilaridade do fundo, atendendo a todas as regiões do Brasil.
“Fomos a atividade econômica que mais foi impactada pela pandemia. Se não houvesse a sensibilidade do Governo Federal, do Ministério do Turismo, a gente teria um outro cenário. Então, nosso papel hoje é demonstrar que nós estamos juntos nessa luta para retomar as atividades do setor.”, ressalta a coordenadora.
Durante o evento, o Ministério também ressaltou aos visitantes a importância do Cadastur, que é o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.
De acordo com o coordenador da Área de Cadastramento, Ricardo Tambosi, a plataforma veio para ajudar totalmente as agências.
“Estamos aqui para auxiliar as agências no cadastro, e também trazer alguns benefícios, como uma ação em parceria com o Facebook em combate às fraudes nas redes sociais. Por meio do Cadastur, as agências podem cadastrar as redes sociais, como Facebook e Instagram, e essa informação vai ficar disponível no site oficial para o turista consultar e dar uma maior segurança na contratação dos serviços.”, explica Ricardo.
Ainda de acordo com o coordenador, ocorrem muitas fraudes por meio de páginas falsas no Instagram e o Cadastur auxilia e reforça a credibilidade das páginas oficiais.
“Como se sabe, ocorrem muitas fraudes por meio de páginas falsas no Instagram, no Facebook, então, no site do Cadastur, as pessoas podem consultar a rede oficial do prestador, compartilhando também essas informações com as empresas de redes sociais, para que consigam derrubar e impedir que páginas ilegais sejam criadas.”, finaliza o coordenador do Cadastur.