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Mudanças na área de hotelaria foram temas no Rio Innovation Week

Inovação em resorts e mudanças no atendimento foram alguns dos tópicos debatidos.


O segundo dia de Rio Innovation Week movimentou o setor turístico com palestras e atividades com entidades e empresas de diversas partes do país no espaço TurisTech Zone.

Ao longo do dia, foram abordados temas como inovação em resorts, a nova era do atendimento integrado na hotelaria, reinvenção do Airbnb para atender um novo jeito de viajar, jornada do hoteleiro com Tecnologia e Marketing turbinando reservas, turismo de luxo e muito mais.

O uso de tecnologia na hotelaria foi tema da palestra de Rodrigo Teixeira, CEO da Asksuite. Segundo ele, o segmento sempre investiu muito em marketing, mas havia um gap nos canais de atendimento. “Hoje em dia o viajante utiliza múltiplos canais. É necessário observar essa conversão em vendas e isso se relaciona ao agente humano de vendas. Nesse sentido, a inteligência artificial no turismo proporciona muitas vantagens, como respostas instantâneas, em vários idiomas, agilidade nos retornos, aprendizado durante a automatização etc. Por outro lado, o canal de telefone ainda lidera a demanda de atendimentos na hotelaria, com chat do site e WhatsApp respectivamente em segundo e terceiro lugares”.

Na palestra “Como o Airbnb se reinventou para atender um novo jeito de viajar”, Felipe Marcondes, Head de Supply da Airbnb América do Sul, falou sobre as transformações digitais que ocorreram no setor de aluguel por temporada. “A plataforma sofreu muitas mudanças na última década, como experiências online, destinos flexíveis, estadias combinadas e aircover (garantia de proteção de reserva). Além disso, no Rio de Janeiro, grandes eventos como Olimpíadas e Carnaval impulsionam o aluguel por temporada”, afirma o executivo.

Gustavo Vedovaco, Country Manager da Kaiak, empresa da Booking Holding que opera metabuscas de viagens, com grande demanda para o segmento de passagens aéreas, carros e hotéis, apresentou um panorama das vantagens da tecnologia para o segmento de viagens corporativas e de lazer.

Hoje a empresa oferece uma série de soluções para o público final, desde a experiência do aeroporto até a seleção dos restaurantes no destino escolhido. “Durante a pandemia criamos uma ferramenta que mede tendências de busca de viagens e mapeamento de restrições atualizado diariamente, além de alerta de preços para busca de viagens nacionais e internacionais”.