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Olhar Braztoa 2023: onde está a mira das operadoras neste ano

Conteúdo foi apresentado e debatido presencialmente, no dia 4 de abril, às 14h, na WTM Latin America 2023.


O mundo está em constante transformação e a forma de viajar, também. Acompanhando esse contexto de movimentação e inovação, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) apresentou o Olhar Braztoa 2023, conteúdo realizado em parceria com a SPRINT Dados, que, a partir deste ano, integrará todas as edições do Anuário Braztoa com lançamento prévio aos dados gerais de mercado.

Quais experiências turísticas estão em alta? O que as pessoas estão procurando quando o assunto é viagem? Quais nichos devem se destacar em vendas e preferência do público? A ideia não foi ditar um cenário ou fazer previsões, mas trazer respostas a partir de aspectos da realidade das operadoras Braztoa, com foco no consumo de viagens do brasileiro, independente das tendências internacionais, potencializar essa expertise e traduzi-las para o mercado.

Foto-de Jack Douglas na Unsplash

A inquietude sempre esteve presente na BRAZTOA e, em tempos atuais, mais ainda. Inovar, descomplicar e antecipar oportunidades são pontos fundamentais na nossa atuação. Queremos, cada vez mais, municiar nossos associados com informações úteis e relevantes que os auxiliem a alcançar o melhor desempenho dos seus negócios e, claro, oferecer experiências memoráveis aos viajantes”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.

Roberto Haro Nedelciu 

Quer saber o que os especialistas em viagem estão fazendo? Confira a seguir, onde está o Olhar Braztoa 2023:

Experiências coletivas 

Identifica-se uma crescente das viagens em grupos que tenham interesses semelhantes e que queiram vivenciá-los em conjunto, como, por exemplo, as mulheres 60+. Os impactos positivos dessas experiências são múltiplos: para o consumidor, que tem uma viagem mais em conta e pode vivenciar momentos especiais que só são possíveis quando feitas em grupo; para o operador, que ganha agilidade e maior rentabilidade no serviço prestado; e para o mercado, com a recuperação dos negócios.

Vivências imersivas 

Não basta visitar. As pessoas querem fazer parte, mergulhar fundo em tudo que o destino e a comunidade local podem oferecer. Sabe aquela curadoria única e personalizada, que transforma desejos (alguns, inclusive, que os viajantes nem sabiam que existiam) na realidade? O roteiro dos sonhos se torna possível com o fator surpresa, que é especialidade do operador. 

Público maduro 

Atenção aos detalhes, necessidades e desejos. Esses são itens essenciais na curadoria das viagens para o público maduro, afinal, o acúmulo de experiências ao longo da vida eleva o grau de exigência. As operadoras estão preparadas para superar as expectativas dessa importante fatia do mercado. Em 2050, o número de pessoas maduras ultrapassará o de 15 a 24 anos, e um em cada seis indivíduos terá mais de 65 anos.  

Viagem em família 

As viagens em família ganharam um papel que vai muito além de um simples roteiro. Elas se tornaram verdadeiras oportunidades de criar memórias e viver momentos de total conexão com as pessoas amadas. Além disso, destaca-se o investimento dos pais para os filhos realizarem a viagem dos sonhos em grupos acompanhados por guias, quando não é possível para toda a família.

Conforto e descanso 

Mesmo com o retorno das rotinas, identifica-se o desejo de afastar-se do celular e da tecnologia, o chamado detox digital. Destacam-se as experiências mais exclusivas, muitas vezes em hotéis mais simples, mas com bastante conforto e serviços diferenciados. A curadoria da operadora é focada em encontrar o equilíbrio entre isolamento e estruturas que ofereçam facilidades e bem-estar, já que as pessoas desejam se afastar do celular, mas se sentem mais seguras se houver wi-fi e bom sinal de telefone disponível no local. 

Viagens mais responsáveis 

Os consumidores cada vez mais desejam viagens responsáveis, que vão além de não causar impactos negativos nos destinos visitados, mas que gerem bem-estar e desenvolvimento local. Os operadores estão atentos a este cenário e têm colocado em prática seu papel de formador de opinião e especialista, liderando a curadoria ideal para a experiência perfeita, também neste sentido. 

Experiências personalizadas

Os viajantes têm interesse em agregar cada vez mais valor às suas experiências, buscando produtos de acordo com os seus estilos e preferências de viagem, exigindo uma personalização cada vez maior. Todos esses itens estão naturalmente presentes no trabalho das operadoras, que têm como base algo único e intransferível: sua vasta bagagem de vivências e conhecimento especializado adquirido na prática.

Viagens o ano todo

Muitos destinos estão buscando um novo olhar para a sazonalidade, realizando eventos e festividades em datas esparsas, criando novas opções de viagens e um calendário mais rico de ofertas. Mesmo diante de um ano com muitos feriados prolongados, os especialistas apontam que o volume de viagens fora das temporadas deve aumentar. Fatores como a flexibilidade do trabalho híbrido ou home-office e as possibilidades de preços mais atrativos são grandes motivadores.

Viagem como prioridade

Todo mundo quer viajar. O turismo se tornou prioridade e passou a integrar a cesta de consumo do brasileiro, competindo com uma reforma na casa ou a troca de um carro, por exemplo. Para driblar oscilações de preços e democratizar a viagem, os operadores de turismo dispõem de facilidades como parcelamento de pagamento e mais força para negociar condições especiais para seus clientes. Além disso, a curadoria já começa na antecedência da aquisição e na vasta gama de opções de serviços que compõem um roteiro,  quesitos que têm forte impacto no valor final da compra.

“O Anuário Braztoa cumpre o papel de registrar e consolidar os dados e acontecimentos mais relevantes no setor de turismo do ano anterior. Agora, para somar, trazemos o “Olhar Braztoa”, que oferece insights para nortear as tomadas de decisões futuras”, concluiu Rayane Ruas, CEO da Sprint Dados.

Para facilitar a visualização, o Anuário Braztoa, que é 100% digital, ganhou espaço exclusivo no site da BRAZTOA, com uma versão mais interativa e navegação intuitiva, além da possibilidade de fazer o download completo do conteúdo ou por temas.