O cenário não poderia ser mais adequado. A Times Square, em Nova York (EUA), ponto turístico mais visitado do Mundo, foi o “palco” de uma grande ação promocional do Turismo de Portugal no mercado norte-americano, usando a imagem do brasileiro Rodrigo Koxa, na maior onda já surfada na história, em Nazaré.
Num encontro badalado no dia 15 de junho, com a presença do primeiro-ministro português, António Costa, e muitos jornalistas, o feito do surfista de Guarujá foi enaltecido num gigantesco telão de LED, projetando o tamanho real da onda, sob muita comemoração e aplausos.
“Que incrível!”, vibrou Rodrigo Koxa, ao lado do primeiro ministro de Portugal ao ver o vídeo dele descendo a onda de 24,38 metros, ou 80 pés, apresentada num edifício que tem a mesma dimensão. “Nunca imaginei isso. Estou muito honrado pelo suporte do Turismo de Portugal em acolher esse feito e nos convidando a vir para cá. Falaram que foi a primeira vez que mostraram uma onda de recorde na Times Square.”, comemorou Koxa, que viajou acompanhado da esposa Aline Cacozzi.
Rodrigo não escondia a felicidade pelo momento que vive. “Estou me sentindo a pessoa mais realizada do Mundo. Eu sempre quis surfar ondas gigantes, sempre quis ter reconhecimento, fazer algo significativo, mas não sonhava dessa forma. Agradeço muito a toda a minha equipe, que tem feito um trabalho maravilhoso e a galera de Portugal, por esse projeto. A onda saiu no mundo inteiro e agora estamos aqui na Times Square revivendo esse momento, ao lado do Garrett.”, falou Koxa, que também esteve acompanhado do português Sergio Cosme, seu piloto na onda recordista.
O lançamento da campanha fez parte das comemorações do mês de Portugal nos Estados Unidos e também contou com o ministro da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, do presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Walter Chicharro, e do ex-recordista mundial, o norte-americano Garrett McNamara. O primeiro ministro fez um post em suas redes sociais ao lado de Koxa, enaltecendo a campanha.
A mítica praça nova-iorquina vai surfar digitalmente a Maior Onda do Mundo durante os próximos 15 dias. Segundo Luís Araújo, a ideia é potenciar as excelentes condições naturais de Portugal para a prática do surf e partilhar uma cultura que está, intrinsecamente, associada ao mar e a valores como a preservação da natureza.
WSL
Durante o lançamento da campanha, a World Surf League (WSL) anunciou a transferência da sua sede europeia da França para Portugal, concentrando em Lisboa as ações para todo o continente e também África e Oriente Médio. “É um reconhecimento das condições excepcionais de Portugal para a prática da modalidade e de como temos sabido desenvolver competências nesta área.”, disse Luís Araújo.
A combinação de um clima temperado ao longo de todo o ano, com ondas regulares em toda a costa, estendendo-se por mais de 800 quilômetros, faz do surf uma âncora de comunicação internacional de Portugal.
“Além dos profissionais que integram a elite do surf mundial e dos surfistas que praticam o esporte com regularidade, assiste-se cada vez mais a procura de experiências de surf por pessoas que habitualmente não fazem surf, mas que se sentem atraídas pela prática e procuram experiências de surf nos destinos de férias.”, concluiu o presidente do Turismo de Portugal.
Vale destacar que a onda de Rodrigo Koxa foi a vencedora do Big Wave Awards, da WSL este ano, e também foi legitimada no Guiness World Records, como a maior já surfada na história. O feito aconteceu no dia 8 de novembro do ano passado, em Nazaré.
O feito ficou famoso no mundo inteiro, com a notícia veiculada nos principais meios de comunicação do planeta, até mesmo em países sem a mínima relação com o surf, como Hungria, Índia ou Hong Kong.
Rodrigo Koxa é patrocinado por Koxa Bomb e tem apoios de Travel Ace Assistance, Akiwas, Silver Surf, SPO, Delírio Natural, Tomihama Sushi e Flex Academia Guarujá.