MICE

Paraty receberá encontro das 23 cidades brasileiras Patrimônio Mundial da UNESCO

De 1 a 5 de agosto, a cidade vai sediar o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO, em torno de temas vitais como preservação de patrimônio, turismo sustentável e economia criativa.

O Brasil tem 23 cidades históricas, sítios e monumentos históricos reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Na primeira semana de agosto de 2023, de 1 a 5 (terça a sábado), representantes de todas essas localidades estarão reunidos  em Paraty, para o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).  

Em um evento que representa um marco no calendário cultural brasileiro, o encontro, realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), chega a sua décima edição, já tendo passado por Olinda (PE), São Luiz do Maranhão (MA) e Brasília (DF), reunindo também uma diversidade de autoridades e agentes do patrimônio, turismo e economia criativa, em uma programação intensa de mesas e debates, que vai acontecer das 8h às 19h, em torno do tema da gestão eficaz dos sítios de patrimônio histórico e natural. 

Tendo o município fluminense como anfitrião e co-realizador, o tema da 10ª edição é “Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio“. A particularidade de Paraty ser o primeiro Sítio Misto, (natural e cultural) do Brasil – e os desafios específicos que a sua gestão coloca – proporciona a esta edição do encontro um diferencial. 

“Esse diferencial vai no sentido de aprofundar a percepção da necessidade cada vez maior de uma abordagem integrada de todos os aspectos que constituem os diferentes sítios, não só o histórico e cultural ou natural, mas também como interagem com o social e econômico, essenciais para a sua sustentabilidade”, diz Luciano de Oliveira Vidal, prefeito de Paraty, o anfitrião do evento na cidade histórica. 

Vale ressaltar que um dos resultados desejados dos encontros é a formulação de uma agenda de propostas adequadas para as diferentes cidades, para informar e auxiliar a gestão municipal no desenvolvimento de suas políticas públicas, bem como oferecer uma cooperação efetiva para a elaboração de políticas regionais e nacionais no âmbito do patrimônio a eles relacionado. 

Em uma era de comunicação acelerada, o encontro também dedica uma atenção especial à comunicação. Serão debatidas estratégias para melhorar a sinalização e a criação de centros de interpretação eficazes, facilitando assim a compreensão e apreciação do público pelo patrimônio. E a programação não fica apenas na teoria.  Casos de sucesso serão apresentados, fornecendo insights práticos, além de oficinas técnicas para aprimorar as habilidades dos participantes em áreas relevantes para a gestão do patrimônio.

O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO tem o apoio da Prefeitura de Paraty, Iphan, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O evento é aberto ao público. As informações sobre a programação completa (presencial, com transmissão online) e as inscrições são através do link: cidadeshistoricas.org.br.

Fotos: Luciana Serra