O Paraty Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Paraty, no Rio de Janeiro, lança a campanha Paratodes Paraty, que tem como missão transformar a cidade em um destino de potência turística LGBTQIAPN+ friendly nacional e internacional.
“Essa campanha transforma, repara e projeta a região no cenário global como um destino turístico contemporâneo, humanizado e acolhedor. Queremos promover a diversidade e inclusão para todes. No Convention muitos associados LGBTQIAPN+ estão desenvolvendo uma série de ações sobre esse tema”, comenta Sebastian Buffa, presidente da associação.
Leia também: World Mice Awards
Com o slogan “Quanto mais você inclui, mais o nosso turismo evolui”, o projeto tem o objetivo também de melhorar a vida de quem mora na cidade, trabalha e depende do turismo para (sobre)viver.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual auto identificada da população adulta, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais no Brasil. E segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), 10% do público viajante em nível global se declara LGBTQIAPN+, movimentando 15% do faturamento do setor.
Dados do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIAPN+ e Out Leadership apresentam que o potencial de consumo do segmento desse público no Brasil é estimado em US$ 133 bilhões, o que equivale a R$ 418,9 bilhões – ou 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
“Paraty por si só já é uma cidade que tem no DNA a diversidade de raças, origens, quilombolas, indígenas, estrangeiros e locais. Queremos dar um passo além na direção da segurança e do acolhimento do turista LGBTQIAPN+ que possui características e necessidades próprias e que valoriza e investe no destino turístico quando é verdadeiramente acolhido. Certamente PARATODES vai inaugurar num futuro próximo outras oportunidades de inclusão e visibilidade para outros nichos igualmente importantes da nossa sociedade”, comenta Alexandre Carvalho, publicitário, sócio da Casas do Pátio Pousada & Bar.
Todo o projeto foi pensado para incentivar a diversidade. O logotipo, criado pela designer Cristiana Fernandes conhecida como Kitty e sócia da loja Vou de Átame em Paraty, foi desenvolvido a partir de obras do renomado artista Aécio Sarti radicado em Paraty. O foco da arte é traduzir a bandeira LGBTQIAPN+, utilizando as cores do movimento e os rostos estilizados pelo artista, promovendo a igualdade e inclusão.