O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz recebeu o prefeito do município catarinense de Penha (SC), Aquiles da Costa, que apresentou projeto de transformação da cidade em Distrito Turístico com a criação de uma área designada especialmente para investimentos em parques temáticos, hotéis, entretenimento e lazer.
O objetivo é reservar terrenos às margens da BR-101 e ao longo da Rodovia Transbeto, que passa em frente ao parque temático Beto Carrero World, para reunir novas atrações e equipamentos turísticos para atrair mais turistas para a região.
A proposta é bem vista pelo presidente da Embratur já que existe potencial na região, mas considera necessária a desburocratização dos processos para atração de investidores nacionais e internacionais. “É preciso melhorar o ambiente de negócios para que os empresários invistam no turismo brasileiro. A insegurança jurídica é outro entrave que precisa ser trabalhado para que os investidores internacionais apostem cada vez mais no Brasil.”, explica Lummertz.
O prefeito estuda a possibilidade de redução da alíquota de ISS para 2% como forma de atenuar o impacto negativo que os altos impostos geram para os investidores e empresários do turismo e incentivar investimentos no projeto. Aquiles da Costa lembra que, além do potencial para parques temáticos, Penha tem 31 quilômetros de orla, com 19 praias e tradição no Estado para o turismo de eventos.