A animação, os abraços e as ativações de marcas em espaços instagramáveis foi a tônica do segundo dia do principal evento b2b do turismo latino americano.
Os teatros temáticos continuaram lotados ao longo de todo o dia, demonstrando o interesse do público por temas como a tecnologia, turismo responsável e diversidade e inclusão.
A presença política foi também a tônica do segundo dia da WTM, com uma capacitação do Ministério do Turismo sobre “o bem-atender do turismo acessível”, que trouxe dados para a implementação de políticas de acessibilidade e ações a serem colocadas em prática por todo o trade. Carlos Brito, que assumiu o Ministério do Turismo há seis dias visitou a WTM Latin America e prometeu continuidade nas ações já iniciadas e fez questão de conversar com expositores e empresários.
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Verônica Kunze, subsecretária do Chile, também reforçou a importância do turismo para a recuperação econômica e ressaltou o papel da WTM Latin America para restabelecer as conexões e criar novos laços comerciais. “Vamos seguir trabalhando para ter uma contínua movimentação de turistas entre Brasil e Chile”, disse. O país recebeu 4,5 milhões de turistas internacionais em 2019 e a projeção é fechar o ano com 2 milhões de viajantes.
Sob o mote “Chile is Back”, o país participa do evento com uma comitiva de 25 empresas que representam todas as regiões turísticas chilenas. A ideia é mostrar aos agentes de viagens e operadores toda a oferta de novos produtos e serviços desenvolvidos com foco em experiências. Segundo Verônica, na próxima semana o Chile deve anunciar um relaxamento nas restrições à entrada de viajantes internacionais.
Leonardo Seabra (Empresa Potiguar de Promoção Turística) e Nicolás Franco (ProColombia) defenderam o uso de dados como saída estratégica para a reconstrução dos negócios. Entender a demanda, criar produtos customizados – seja por segmento ou com foco em mercados emissores – e monitorar os resultados é essencial para ter resultados assertivos.
Cássio Sales Oliveira, Claiton Armelim e Gregorio Polaino defenderam mais qualificação profissional dos setor com vistas a aumentar a confiança entre empregador e colaborador, além de impulsionar a competitividade do país.
“Aliados da Diversidade” reuniu Bruno Wendling (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Reis (Empresa Potiguar de Promoção Turística) e Eduardo Murad (3Sixty/BeFly) em torno de estratégias para ampliar a construção de times diversos em todos os setores e segmentos do turismo. A conclusão entre os participantes é que é preciso internalizar essa causa para ter, de fato, toda a sociedade representada nos quadros funcionais em todas as esferas. “Essa mudança cabe a nós”, cravou Murad.
Isso inclui, obviamente, a contratação de profissionais sêniores e a criação de produtos e serviços voltados a esse público para combater o combate ao etarismo. O preconceito etário desconsidera 36% da população brasileira economicamente ativa e menospreza grandes oportunidades de negócios, criando produtos direcionados a esse público.
O dia também foi marcado pela entrega do Prêmio Turismo Responsável, criado para reconhecer os avanços, abrir espaço para a multiplicação de cases e a construção conjunta de um mundo mais sustentável. “Vocês inspiram todos nós a sermos melhores a cada dia e o turismo tem o poder de mudar o rumo dos destinos”, defendeu Simon Mayle, diretor da WTM Latin America durante a cerimônia.