O reconhecimento da urgência, o valor da colaboração e a necessidade de ações concretas foram os motores da primeira Cúpula Global de Sustentabilidade da GBTA, que se concentrou na descarbonização das viagens de negócios em alinhamento com o Acordo de Paris – e a 27ª Cúpula das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), que aconteceu simultaneamente esta semana no Egito.
Organizada pela Global Business Travel Association, a maior associação mundial dedicada ao setor de viagens de negócios, e seu ramo beneficente, a Fundação GBTA, o evento de alto nível de um dia no Square – Centro de Convenções de Bruxelas atraiu quase 300 participantes globais incluindo o setor de sustentabilidade, indústria de viagens, líderes e especialistas em políticas para esboçar soluções concretas e mapear um plano de ação climática para viagens globais de negócios sustentáveis.
“O nível de engajamento neste evento inaugural mostra que nossa indústria e outros reconhecem que uma abordagem coletiva da sustentabilidade é fundamental – e agir é da maior importância”, disse Delphine Millot, vice-presidente sênior de sustentabilidade do GBTA e diretora administrativa da Fundação GBTA. “Para o GBTA, construir um futuro mais verde significa defender os esforços da indústria, desenvolver e escalar soluções e ferramentas e, finalmente, eliminar a pegada de carbono das viagens de negócios para que as pessoas e as empresas possam continuar a se conectar”.
A-Cupula proporcionou um fórum para conexões essenciais, intercâmbios significativos e discussões francas para os participantes. Em sua conversa inicial, Walter Goetz, Chefe de Gabinete do Comissário de Transportes da Comissão Europeia, destacou o papel das viagens de negócios como uma força para o bem e a importância de dimensionar as soluções para descarbonizar o transporte ao invés de reduzir a demanda.
As expectativas da COP27 e o papel que as empresas podem desempenhar na liderança da transformação foi a premissa do painel de abertura. Caroline Strachan, sócia-diretora da Festive Road, moderou a discussão de uma seção transversal de líderes: Paul Abbott, CEO, American Express Global Business Travel, e presidente da Fundação GBTA; o eurodeputado Jan-Christoph Oetjen, Vice-Presidente da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu; Brune Poirson, Diretora de Sustentabilidade, Accor, e Ex-Secretária de Estado do Meio Ambiente da França; e Denise Auclair, Gerente de Campanhas de Viagens Corporativas, Transportes e Meio Ambiente.
As sessões de abertura conduziram os participantes através de discussões sobre tópicos-chave na ação climática, tais como navegar nos padrões de hospitalidade verde, preencher a lacuna na eletromobilidade, encorajar a mudança para o transporte ferroviário, conduzir a precisão dos dados e as melhores práticas no corte de emissões, e aproveitar o papel do Combustível Sustentável para Aviação (SAF) para chegar ao net zero para viagens de negócios até 2050.