O Rio de Janeiro pode ser considerado como um destino atrativo para o turismo de luxo devido a características como renomados hotéis, alta gastronomia e experiências diferenciadas e exclusivas.
A modalidade viu um rápido crescimento com a retomada de viagens, de acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Viagens de Luxo 2022. A pesquisa revela um faturamento de R$ 1,8 bilhão em 2021, além de crescimento de 50% se comparado a 2019, o ano antes da pandemia de Covid-19.
De olho nesse mercado, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit.Rio) participou do International Luxury Travel Market (ILTM), em Cannes, encontro que reúne tendências e novidades para o segmento.
A edição europeia da feira, que acontece todos os anos na Riviera Francesa, é considerada a principal das seis exposições promovidas pela ILTM para viagens de alto padrão.
Para sua participação nos quatro dias de evento, o Rio CVB fez uma série de encontros pré-agendados com clientes desse setor.
O objetivo foi atrair eventos para a cidade e fomentar o destino, promovendo datas importantes como o Réveillon e o Carnaval.
A presença da fundação marca a última atividade oficial em feiras internacionais neste ano.
“O ano de 2022 marcou a estreia oficial de nossa atuação nesse mercado. Participamos da ILTM Norte America e agora em Cannes”, disse Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB.
Na opinião da executiva, a participação nestes eventos torna o Rio de Janeiro mais próximo do mercado europeu, que é estratégico para exploração desse nicho.
“Nosso objetivo é sair desse encontro com uma sólida rede de networking que vai nos dar suporte para tocar os projetos no próximo ano”, acrescentou.
O Rio CVB também aproveitou o evento para ampliar a rede de contatos com o setor de produções cinematográficas.
Em outubro, a fundação fechou um acordo com a Rio Filme com o objetivo de atrair filmes e séries tendo o Rio de Janeiro como cenário.
“A cidade francesa é conhecida por ser a capital do cinema, e o evento também reúne empresas desse segmento”, destaca.
“O Rio CVB também conta com parceiros que intermediam essas produções, então avaliamos como uma ótima oportunidade para explorar esse setor também”, conclui.