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Rio2C encerra edição 2022 com números superlativos

Evento teve recordes de público e gerou impacto econômico de R$ 257 milhões na cidade do Rio de Janeiro


Se há alguma dúvida quanto ao poder e a contribuição dos eventos para os negócios e para a atividade econômica de diversos setores da economia, basta avaliar os números do recente encontro de criatividade da América Latina que movimentou durante seis dias a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro na última semana e rendeu R$ 257 milhões de impacto econômico.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria do entretenimento durante a pandemia, o Rio2C fechou a sua edição de 2022 no domingo, dia 01 de maio, com números superlativos, após seis dias de enorme oferta de conteúdo. As mais de 37 mil pessoas que passaram pela Cidade das Artes tiveram acesso a 450 painéis, com a participação de mais de mil palestrantes nos dez palcos com temáticas transversais, além de uma série de experiências imersivas envolvendo realidade virtual, games e música, entre outras. 

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Nesta edição o evento teve como pilares o consumo inteligente de conteúdo e o encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias ao vivo.

“Nosso grande diferencial residiu no presencial, na potência dos encontros. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente. Num momento de grande aceleração digital, a decisão de fazer esta edição 100% presencial foi bem ousada, mas estou convencido de que foi muito acertada. A felicidade estampada no rosto de quem esteve por aqui me dá essa certeza”, comemora Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.

Na área de mercado foram realizadas ainda 1.537 reuniões nas rodadas de negócios e 2.480 inscrições de projetos para pitchings – nas áreas de música, inovação e audiovisual – com a participação de mais de mil empresas brasileiras e estrangeiras, de 75 países. Outro resultado que chama a atenção é o volume de 15 terabytes de dados movimentados na rede de wi-fi do evento (downloads de fotos e videos, e tráfego de informações).

“O Rio2C é um evento de fomento à indústria criativa e, como tal, os negócios gerados na nossa área de mercado, bem como a partir dela, são o que fazem dele essa potência. E o mercado do Rio2C nunca foi tão forte e diverso”, afirma Lazarini.

Nomes internacionais chamaram a atenção, como os roteiristas de Grey´s Anatomy, Beto Skubs e Kiley Donovan, além da atriz Stephania Stampinato, da mesma série, e John Plunkett, cofundador criativo da Wired Magazine, a mais influente e visionária publicação de tecnologia e inovação do mundo, passaram pelo Global Stage, o mais heterogêneo dos palcos, com capacidade para 1.250 espectadores.

O evento também foi palco de lançamentos inédito de grupos de conteúdo audiovisual que aproveitaram o evento para anunciar novidades em sua programação. Neste ano, a Globo ampliou o investimento no mercado independente e planeja lançar 194 projetos e mais de 1.089 horas de conteúdo nas quatro principais plataformas de atuação da empresa: TV aberta, TV paga, streaming e cinema. Os canais pagos respondem pela maior parte desse volume, com 129 lançamentos planejados para 2022. Na Globo Filmes, serão 44 lançamentos com primeira janela nos cinemas, sendo 28 obras de ficção e 16 documentários.

O mercado do audiovisual organizou mais de 1.200 reuniões entre profissionais do setor, com a participação de 211 players do mercado global em busca de novas parcerias para projetos originais nos segmentos de ficção, documentários/factual e Kids, em diversos estágios de produção.

Participaram executivos de empresas de grandes players, como Warner Media, Red Bull StudiosStar+, Amazon StudiosNetflixGloboplayDiscovery, Paris Filmes e Sony PicturesViacom International Studios e The Walt Disney Company entre muitos outros.

“Contamos com a participação de 24 startups e 44 investidores na banca do pitching. O mercado teve ainda desafios corporativos lançados por nossos patrocinadores e parceiros, além de mentorias nas temáticas de propriedade intelectual, música, audiovisual/XR e VR, e games”, explica Lazarini. “Aproveitamos ainda o evento para anunciar em primeira mão o Kinect Hub, projeto desenvolvido em parceria com a NeoVentures, que será o primeiro hub de inovação das indústrias criativas no Brasil.