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Será o fim da tecnologia para eventos?

O prazer de retornar aos eventos presenciais é carregado de reações adversas aos eventos virtuais


Miguel Neves é o editor chefe do Skift Meetings (formerly EventMB) e um dos mais respeitados profissionais do mercado de eventos e tecnologia. Português residente na Dinamarca, e com longa passagem pela Inglaterra, Neves é um jovem e consistente talento da indústria de reuniões, atuando também como membro do board internacional da MPI – Meeting Professionals International.

Um artigo publicado em seu perfil do Linkedin analisa a queda das soluções de tecnologia em eventos. Entretanto, pondera sobre as transformações já impregnadas no setor e seu possível cenário futuro.

“A tecnologia de eventos caiu abaixo do previsto pelos investidores. O prazer de retornar aos eventos presenciais é carregado de reações adversas aos eventos virtuais. No entanto, a tecnologia de eventos está aqui para ficar e há muitas razões para antecipar uma recuperação.

É difícil trabalhar em tecnologia de eventos agora, especialmente em comparação com os recordes de todos os tempos de 2020 e 2021. No auge dos eventos virtuais, alguns especialistas previram uma mudança e superação permanente dos eventos presenciais. Ao mesmo tempo, locais, destinos e prestadores de serviços de eventos presenciais estavam lutando para ver qualquer caminho à frente.

Hoje, a narrativa em torno da tecnologia de eventos mudou. Eventos presenciais agora são comuns novamente. Os mesmos locais que lutam para encontrar um caminho a seguir há um ano estão lotados. Eles estariam ainda mais ocupados se a falta de pessoal não fosse um problema.

A tecnologia de eventos ainda é relevante de várias maneiras, mas os planejadores simplesmente não estão interessados. Fale com qualquer planejador ou participante, e eles lhe dirão como estão felizes e aliviados por se encontrarem pessoalmente novamente. Eles não querem falar sobre tecnologia e ficariam felizes em nunca mais ver outra plataforma de eventos virtuais. 

Míope?-Talvez, e definitivamente se você perguntar a qualquer CEO de tecnologia de eventos, mas é aqui que estamos.

Os líderes de tecnologia de eventos compartilharam publicamente sua frustração com as condições atuais do mercado. Como provedor de eventos digitais, estamos sofrendo agora”, disse o CEO da meetyoo, Tony Kula, em um post sincero no LinkedIn. Kula explorou o sentimento por trás deste post em detalhes em um episódio recente do Event Manager Podcast.

Este é um problema complexo. A maioria das empresas de tecnologia de eventos também atende eventos presenciais, mas o apetite por esses produtos não está nem perto da corrida do ouro da plataforma de eventos virtuais de 2020. Esta não será a última crise econômica que veremos”, disse o CEO da InEvent, Pedro Góes, em outro Postagem no LinkedIn que detalha os altos e baixos da empresa.

O que os números dizem

Os investidores em tecnologia de eventos podem ou não ter visto isso acontecer, mas as ações não mentem. As ações da Zoom estão sendo negociadas logo acima dos valores da pandemia pré-Covid de US$ 90, agora pairando em torno de US$ 120; abaixo de uma alta de US $ 599 em outubro. A Cvent, maior player de tecnologia de eventos, abriu o capital pela segunda vez em novembro de 2021, com suas ações cotadas a US$ 10. Agora, está sendo negociado abaixo de US$ 5. A ON24 é uma empresa que apoiava eventos virtuais muito antes da pandemia do Covid. Anunciou uma oferta pública inicial em fevereiro de 2021 com ações ao preço de US$ 50 – elas agora valem menos de US$ 12.

Mas a bolha não estourou apenas na tecnologia de eventos; estourou em toda a tecnologia , incluindo outras indústrias. As chances de uma recessão atingir em 2022 são grandes. Os investidores que desfrutaram de uma “corrida de touros de 13 anos” estão aconselhando clientes e parceiros a planejar o pior. 

A escrita estava na parede no início deste ano. Em fevereiro, a Hopin demitiu cerca de 12% de sua força de trabalho. Isso aconteceu menos de 12 meses depois de ser reconhecida como a startup de crescimento mais rápido da Europa de todos os tempos e arrecadar mais de US$ 1 bilhão em uma avaliação de US$ 7,75 bilhões. Demissões também foram relatadas em empresas como Cameo e Mural que estão indiretamente ligadas a eventos.

Enquanto a bolha durou, muitos investidores otimistas estavam no espaço. No entanto, é difícil encontrar dados confiáveis ??sobre o tamanho real do mercado real para tecnologia de eventos e eventos virtuais especificamente. Relatórios não confiáveis ??que beiram os golpes são fáceis de encontrar. 

Em retrospectiva, havia claramente um sentimento equivocado de que os eventos virtuais vieram para ficar e os mercados cresceriam exponencialmente. A falta de dados de mercado confiáveis ??não é incomum em novos setores, mas a combinação de crescimento rápido e construção em cima de um setor amplamente não padronizado e não regulamentado que corta os setores econômicos pode ter dificultado a previsão de uma desaceleração.

Nem tudo são más notícias

Apesar do evidente abrandamento do mercado, os investimentos continuam a ser anunciados, embora em valores mais modestos. Na maioria dos casos, os detalhes financeiros não são tornados públicos. Estima-se que o investimento em private equity da EventsAir em março tenha sido de cerca de US$ 100 milhões. Detalhes financeiros não foram divulgados sobre a fusão da MeetingPlay com a Aventri e a subsequente aquisição da empresa de registro de eventos Eventcore. Por mais impressionantes que sejam os exemplos, eles são insignificantes em comparação com Hopin arrecadando US$ 400 milhões e depois US$ 450 milhões em 2021.

As empresas de tecnologia de eventos que garantiram financiamento em 2020 e 2021 permanecem positivas em termos de caixa, mas agora procuram gastar com sabedoria; conselhos e investidores estarão contando cada centavo. Alguns investidores estão se concentrando em verticais específicas. A aquisição da empresa de conteúdo de saúde BroadcastMed do provedor de tecnologia de eventos legado Digitell é talvez o melhor exemplo disso.

Por outro lado, os provedores de tecnologia de eventos que não migraram para o virtual agora podem respirar novamente. Empresas que ficaram adormecidas durante a pandemia e agora estão se divertindo com o retorno aos eventos presenciais. 

Apesar da redução pela metade do preço de suas ações, a Cvent teve um forte modelo de negócios construído antes da pandemia de Covid e está confiante em um forte desempenho futuro . Em uma reviravolta do destino, está se beneficiando de um pivô relativamente malsucedido para o virtual. A plataforma de eventos virtuais da empresa foi usada apenas por 10% de sua base de usuários em junho de 2021. Embora esse número possa ter crescido desde então, a liderança da Cvent terá o prazer de redirecionar os esforços da empresa para longe dos eventos virtuais.

Como chegamos aqui

A atual crise econômica é, sem dúvida, resultado da pandemia de Covid, da guerra na Ucrânia e de outros fatores externos. Olhando especificamente para a tecnologia de eventos virtuais, existem fatores compostos que tornam a “tempestade” que está enfrentando ainda mais extrema. 

Ao longo de 2020 e 2021, a produção de eventos virtuais foi liderada principalmente por pessoas com ampla experiência em eventos presenciais. Este foi um momento estressante, mesmo para aqueles que navegaram do pivô para o virtual com sucesso. Ainda assim, o modelo de negócios em torno de eventos virtuais é muito diferente dos eventos presenciais, principalmente em torno de fluxos de receita baseados em comissões. Sem um grande gasto em aluguel de locais e comissões de quartos de hotel não são suficientes para apoiar muitos planejadores de terceiros.

Eventos híbridos têm sido promovidos como solução viável, mas não há como negar que podem ser complexos e caros. Eventos híbridos síncronos onde o público virtual e presencial interagem ao vivo nunca decolaram. Versões mais simples de eventos híbridos estão se tornando populares. O formato mais comum é o “live+virtual” onde os eventos presenciais possuem um componente virtual que apresenta sessões selecionadas. Aqui, a interatividade do público é mínima para manter a complexidade e os custos gerenciáveis.

A ascensão de uma força de trabalho híbrida também é um fator. Os eventos presenciais se beneficiam da necessidade de unir equipes remotas com eventos formais. A poeira ainda está para baixar nos problemas da força de trabalho, e a evolução das práticas de viagens de negócios também terá um impacto.

A poeira ainda está para assentar

Enquanto as coisas estão caindo, é importante lembrar que o mercado de tecnologia de eventos ainda é maior do que era antes da pandemia de Covid. “Nosso primeiro trimestre de 2022 ainda foi 10x!!! comparado ao primeiro trimestre de 2020”, disse Kula em seu post no LinkedIn. 

Em todos os setores de negócios, há um reconhecimento muito mais amplo de plataformas de eventos virtuais e outras formas de tecnologia de eventos. 

Podemos não ter quebrado eventos virtuais, mas claramente houve uma evolução dramática. As produções virtuais completas de 2022 estão muito distantes dos webinars básicos do início de 2020. Os webinars continuam a ter uma classificação alta como ferramenta de comunicação e são particularmente fortes na geração de leads para vendas B2B.

Os eventos presenciais podem estar de volta, mas a participação na maioria dos eventos de negócios está presa em dois terços dos níveis de 2019 ou menos. 

Os eventos híbridos têm uma má reputação, mas apenas começamos a experimentá-los em grande escala. Depois de surgir em 2008, a indústria de eventos ignorou amplamente o potencial do formato.

Caso haja restrições relacionadas ao Covid em eventos presenciais, estamos em uma posição muito melhor para implantar soluções virtuais e híbridas. À medida que as empresas correm para reduzir suas emissões de carbono, eventos virtuais e híbridos precisam fazer parte da solução. 

Todos os sinais apontam para que este seja um ponto baixo para a tecnologia de eventos, mas não há evidências de que os eventos se afastem da tecnologia a longo prazo.”