Três meses após ter iniciado as operações do voo da LATAM a partir de São Paulo, com três frequências semanais e ocupação média de 86%, a província argentina prevê intensificar ações promocionais no País.
Nesta terça-feira (25), uma missão do turismo oficial de Tucumán se reuniu em almoço, na capital paulista, com representantes do trade nacional. Na oportunidade, o ministro de Turismo e presidente do Ente Autárquico Tucumán Turismo (EATT), Sebastián Giobellina ressaltou que a conectividade aérea apresenta um destino inusitado ao turista brasileiro. Mais do que isso, Giobellina chama a atenção para o fato de o visitante poder explorar toda a Região Norte argentina, pela porta de entrada de Tucumán.
“Permite o acesso a atrativos variados que proporcionam oferta e experiência muito mais completa ao viajante”. Segundo ele – que lidera o grupo formado por autoridades do governo da província e empresários da iniciativa privada – hoje a diversidade regional se apresenta como um produto atraente e permite ao visitante otimizar a permanência. São 6 províncias integradas: Tucumán, Jujuy, Salta, La Rioja, Santiago del Estero e Catamarca.
Tucumán que marca presença, de amanhã até a próxima sexta-feira (26 a 28 de setembro), na ABAV Expo 2018 Conecta, no Anhembi, em São Paulo, planeja realizar futura rodada de capacitação a operadoras e agências de viagens no País, assim como promover maior visitação ao destino pelos profissionais do trade.
Entre as particularidades da região – entrecortada por montanhas que superam 5 mil metros de altura e vales – está a forte influência da herança dos povos ancestrais e sobretudo o marco histórico de ter sido berço da Independência da Argentina (1816).
Os circuitos turísticos de Tucumán incentivam a visitação com atividades de aventura, história, arqueologia, cultura, gastronomia, esportes e muita natureza. Destino que combina lazer e negócios, a província disponibiliza ao visitante 10.700 leitos em meios de hospedagem de categorias diversas e soma a seus atrativos, turismo de eventos, rotas como a do artesanato com tradição ancestral, culinária local e um conjunto de 18 vinícolas, que produzem 30 diferentes tipos de vinhos.
Detentora de 53% do comércio de todo o Norte Argentino, Tucumán se destaca pela relevância no segmento açucareiro (1º produtor de cana-de-açúcar da Argentina) e de frutas (limão, em particular). Também nas relações bilaterais os laços com o Brasil se estreitam. No almoço de terça passada (25), foi entregue uma minuta que reza a aproximação entre as esferas de governo do Estado e do Município de São Paulo com Tucumán.
As três frequências semanais (quartas-feiras, quintas-feiras e sábados), do voo da LATAM São Paulo / San Miguel de Tucumán (capital da província), permitem, ainda, a ligação de Tucumán com outras cidades importantes da América do Sul, como Santiago do Chile e Lima.
Para somar esforços de divulgação, juntam-se à missão que permanece essa semana em São Paulo, além do presidente do Ente Autárquico Tucumán Turismo (EATT), Sebastián Giobellina, as seguintes autoridades da Província: ministro do Interior, Miguel Acevedo; secretário de Relações Internacionais, Jorge Neme; e, pela iniciativa privada, Ernesto Gettar, presidente da União de Hotéis, Bares, Restaurantes e Afins de Tucumán.
Mais informações sobre o destino: www.tucumanturismo.gob.ar.