O que é consciência?
Mais que um sentimento, é uma qualidade da vida, é a capacidade do ser humano de entender e compreender as diferenças, diante do certo e do errado.
É igualmente uma autopercepção das suas atitudes e atos, na maioria das vezes consciente.
Voltando à relação com o turismo consciente, um prazer que nos transporte a uma realidade presente ou futura, o turismo é acima de tudo um ato consciente de prazer, de solidariedade e preocupação com o nosso planeta.
Para que isso se torne uma realidade, temos que ter presente na nossa consciência a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente, conservando e mantendo intato o que tanto desejamos.
Mais-que um prazer, temos que ter a consciência que aquilo que estamos usufruindo tem que ser respeitado, a natureza agradece, a cultura do lugar que nos recebe agradece, o mar e a terra agradecem, a gente que nos recebe agradece, no respeito e agradecimento de quem recebe e de quem usufrui.
Esta é uma responsabilidade social para o presente e para a continuidade no futuro, a sociedade agradece e as novas gerações agradecem.
Uma responsabilidade cultural que as empresas e as cidades que vivem do turismo têm a obrigação de cultivar, e nós turistas, temos igualmente o compromisso de proteger e preservar com respeito.
O turismo gera riqueza, conhecimento e desenvolvimento, mas, isso não justifica descaso, pagar não nos dá o direto de usar sem consciência, o resultado que deixamos.
Esta consciência ecológica exige também, que a cidade que nos recebe entenda que o turismo consciente é uma dádiva, um bem que receberam, e que obrigatoriamente têm que compartilhar com todos que procuram no lugar um espaço de felicidade, entretenimento, de prazer.
Não somos intrusos, nós também queremos acolhimento, respeito, e reconhecimento, afinal, estamos valorizando e divulgando o artesanato a cultura, as características do povo que nos recebe.
Queremos voltar e vocês não podem nem devem esquecer a importância disso, a nossa presença favorece a continuidade das tradições e cultura do lugar.
Os turistas e as agencias que promovem o lugar, têm a obrigação consciente de ambos promoverem e agirem com responsabilidade, com serviços de qualidade sem exploração, interagindo, valorizando a qualidade, um compromisso presente com quem está e futuro para quem vai voltar.
Cada terra cada lugar, cada povo, deve ser valorizado dentro das suas características, valorizando o destino como um lugar único, considerando que cada destino tem uma característica, uma marca, um DNA, que o torna diferente na relação com outros destinos, principalmente, nas motivações culturais entre outras. Na pratica um diferencial, um atrativo motivacional,
Sem entrar no mérito dos vários tipos de turismo, corporativo, incentivo, turismo de aventura de massa, diria que todos sem exceção compartilham das mesmas responsabilidades em prol de um turismo consciente.
A atividade turística tem a responsabilidade de desenvolver e organizar novos destinos, novas práticas turísticas, valorizando e promovendo conscientemente a cultura desses destinos, transformando espaços e equipamentos em relevantes espaços de lazer para os turistas e igualmente para a própria população
Em qualquer dos tipos de turismo não podemos esquecer as vivencias e experiências, ou seja, um turismo fomentando a cultura vivencial, um turismo abrindo portas ao desconhecido, às experiências sensoriais, aos desafios, às descobertas ecológicas, gastronômicas, rurais, religiosas e artísticas, representações de uma comunidade através de signos, símbolos, valores, através de uma diversidade cultural, abrindo as portas para uma nova realidade, para um mundo novo, um mundo onírico, compartilhando e vivenciando histórias, lendas e grandes manifestações simbólicas associadas a identidade cultural de cada destino.
Por último viva cada momento sem nunca esquecer as boas lembranças sempre conservando a sua.
Obrigado
Edmundo Monteiro de Almeida