MICE

Turistech Hub Brasil é inaugurado no Cubo Itaú com apoio da ALAGEV

O projeto é um centro dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.

Na última semana, foi inaugurado oficialmente o Turistech Hub Brasil no Cubo Itaú, em São Paulo. O projeto, criado com o apoio da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), é um centro dedicado a liderar a agenda da inovação por um turismo mais competitivo e sustentável.

Foi uma alegria quando foi anunciada a criação do Turistech Hub Brasil durante o nosso evento Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE). Estou muito animada em poder finalmente ver esse projeto inaugurado. O nosso objetivo é identificar as dores do setor e promover oportunidades de desenvolvimento de inovações. Juntos, vamos cocriar um ambiente colaborativo com diferentes players do setor”, disse Giovana Jannuzzelli, diretora executiva.

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV

Já considerado um dos principais hubs de inovação da América Latina, o Turistech Hub Brasil oferece diversos programas, como é o caso de aceleração de startups, desafios de negócio e provas de conceito (POCs). Além disso, realizará o evento anual Turistech Summit para promover conexões e networking entre os principais atores do turismo e do ecossistema. Ao todo, serão mais de 600 horas de atividades e mais de 20 eventos ao longo do ano, além de mais de 50 mentores envolvidos nos programas, reports de inteligência de mercado e cursos de formação de líderes. 

O hub conta com seis mantenedores, sendo eles: Befly, ecossistema de negócios focado em Turismo, na categoria Innovation Partner; ALAGEV, Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit), Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), como Tourism Leader; e Embratur, anunciada durante o evento de lançamento.  A Numerik, consultoria de Inovação e ESG, também faz parte desse projeto, já que é responsável pela gestão do hub e execução dos programas.

Com a criação do hub, espera-se que o país possa se tornar líder global em inovação no turismo, beneficiando não apenas empresas do setor, mas também turistas e a sociedade como um todo. A iniciativa é liderada por um time de profissionais experientes, envolvidos na promoção do ecossistema turistech no mundo, e conta com o apoio de diversas empresas e organizações da área. 

Turistech: um segmento que movimenta milhões

O investimento em turistechs tem crescido de forma significativa no Brasil. De acordo com dados do Wakalua/MTur de 2021, as brasileiras receberam investimentos de mais de US$ 530 milhões e geraram mais de 4 mil postos de trabalho. Os números reforçam a importância e as oportunidades que a tecnologia e a inovação trazem ao desenvolvimento do setor e indicam um potencial promissor para o futuro. 

A partir de agora, o turismo brasileiro ganha um espaço exclusivo para encontrar soluções inovadoras aos seus desafios, disseminar a cultura de inovação nas empresas do setor e desenvolver uma base de talentos para liderar a transformação. 

Confira mais informações sobre a associação acessando os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).

Foto: Divulgação