A UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios reuniu nos dias 5 e 6 de agosto mais de 30 líderes do setor de feiras e eventos B2B, representando as 30 principais feiras de negócios do país, junto com representantes dos 5 principais locais de eventos associados à entidade, durante o CEO Weekend. Durante o evento, foram discutidas as boas práticas em ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), considerando os impactos econômicos, ambientais e sociais na indústria de eventos B2B, além de abordar tendências e possíveis compromissos setoriais para os próximos anos. O objetivo é alcançar a realização de eventos neutros em CO2 nos próximos anos. O encontro teve lugar no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro/SP, reconhecido globalmente por suas iniciativas de sustentabilidade.
O encontro também apresentou os resultados dos grupos de trabalho da entidade e identificou 20 possíveis compromissos colaborativos em relação à agenda ESG. Esses compromissos incluem a promoção de equidade e inclusão nas equipes de atendimento/operação, a adoção de métodos/sistemas sustentáveis de limpeza dos espaços, e a busca pela geração de zero resíduos sólidos, entre outros. A UBRAFE também planeja finalizar as discussões em torno desses possíveis compromissos e criar um Manual de Boas Práticas voltado para o ESG em eventos B2B até o final do ano.
O CEO Weekend seguiu a divulgação da última edição do Barômetro Eventos B2B, elaborado em parceria entre a UBRAFE e a SPTuris. O barômetro indicou a realização de 1.231 eventos B2B com mais de 700 participantes na cidade de São Paulo entre junho de 2022 e junho de 2023, atraindo 8 milhões de visitantes/participantes únicos e gerando um impacto econômico de cerca de R$ 11 bilhões somente com os gastos desses participantes nos eventos B2B nesse período. Para o segundo semestre de 2023, as expectativas econômicas preveem um impacto econômico de pelo menos R$ 7 bilhões, com mais de 700 eventos de grande porte e 5 milhões de visitantes esperados somente na cidade de São Paulo.
Foto: Divulgação