O mercado está complicado e você está indignada com o que aconteceu na última concorrência em que participou. Saiba que grande parte da responsabilidade disso é sua.
Nestes quase 10 anos de atualização diária e após recebermos muitas duvidas e reclamações aqui na redação, resolvemos elencar alguns cuidados que você deve tomar para combater as concorrências predatórias e aumentar a qualidade do relacionamento no mercado promo e de live marketing.
- Pergunte o numero de agências que participarão do processo e decline caso este número seja maior do que quatro, incluindo você. A Ampro inclusive tem uma deliberação sugerindo que as empresas contratantes de serviços de Live Marketing Promocional convoquem no máximo quatro agências para participar de concorrências.
- Não coloque sua criação para trabalhar e virar noites à toa. Faça como as grandes agências e solicite um valor baseado nas horas gastas pela criação e receba antecipadamente este valor. Caso seu planejamento criativo seja o vencedor, o valor será descontado do faturamento final. Caso não seja, na próxima concorrência você não cobra esta taxa inicial. Em uma terceira, você volta a cobrar. Com isso você valoriza seu trabalho e demonstra ao contratante que procura fazer um relacionamento justo e sustentável.
- Evite colocar nas linhas do seu orçamento aqueles serviços que você não executa. Se você não tem, por exemplo, estrutura de sonorização, a única coisa que você receberá é a responsabilidade pela falha do serviço caso ele esteja no seu orçamento. Isso vale para toda a cadeia de fornecedores integrantes do job que você está concorrendo. Mas se você tiver conhecimento para administrar este serviço cobre apenas por isso e pense bem na responsabilidade que você assumirá antes de apresentar o valor para este serviço.
- Deixe claro que você é uma agência e como agenciadora tem a prerrogativa de receber remuneração dos fornecedores os quais indicar sem que tenha que prestar contas a alguém por isso.
- Estabeleça que 50% do valor do job deve ser pago antecipadamente para todos os envolvidos. Afinal de contas será difícil encontrar motivação para realizar um job tendo que antecipar as despesas da realização.
- Fuja de clientes que pedem mais de 30 dias para quitar a fatura, considerando a data de entrega total do job. Lembre-se: só existe um banco neste mercado e o Victor Oliva age como os bancos financeiros. Você não é financeira, é um produtor de eventos e ações de live marketing.
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