A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) entregou o Prêmio Destaques na noite de 11 de abril, em uma cerimônia no Lagoon, no Rio de Janeiro. A premiação, que reconhece os melhores profissionais do mercado em 20 categorias, foi relançada este ano com algumas mudanças. Entre as novidades, o voto para as indicações dos finalistas que antes era restrito aos associados e agora é aberto a todos.
O prêmio Destaque Profissional da Comunicação nasceu em 1978, em reconhecimento às pessoas que constroem a publicidade brasileira. Em sua primeira edição, profissionais de agências foram premiados em oito categorias diferentes. Já em 1980, produtores e anunciantes passaram a ser reconhecidos. A categoria Redator surgiu em 82, Diretor de Arte em 87, a premiação foi evoluindo até a inclusão da área digital, já nos anos 2000, chegando a 20 categorias existentes hoje.
Na edição 2016, além da inovação no formato da votação, a entidade também passou a premiar novos perfis de profissionais: jornalista do trade e profissional de produção publicitária (neste caso estão incluídos gerentes de projeto e demais produtores da indústria).
A TV Globo foi a patrocinadora master do evento tendo a ESPM, GfK, Unimed Rio e UOL como apoiadores.
Ainda como parte das mudanças, novos perfis de profissionais serão destacados nessa edição: Jornalista do Trade e Profissional de Produção Publicitária – incluindo gerentes de projeto e demais produtores da indústria. A premiação prestigiará ainda com um prêmio especial o destaque da Economia Criativa.
"O mercado mudou. O perfil dos profissionais que trabalham no nosso negócio está cada vez mais plural, multidisciplinar. A figura do gerente de Projetos, por exemplo, não existia nas agências até bem pouco tempo atrás. Os jornalistas que cobrem, apuram e publicam o que criamos, fazem parte do negócio propaganda. E, por isso, também merecem ter o seu talento reconhecido. Olhar para fora e reconhecer os expoentes da economia criativa é também uma forma de aprender e se renovar com eles", conclui Álvaro Rodrigues, presidente da ABP
A indicação dos nomes foi da diretoria da ABP e voto aberto, mas somente os associados da ABP têm direito a voto a partir de agora.
Confira quem são os ganhadores clicando aqui