Liderança global

A Africa Creative tem um novo ECD global

Rafa Freire assume cargo, tornando-se a liderança por trás dos projetos criativos de escala mundial da agência

A agência Africa Creative anunciou a contratação de Rafa Freire para o cargo de Diretor Executivo de Criação (ou “ECD”, na sigla em inglês). A posição assumida pelo brasileiro é de caráter global, fazendo-o trabalhar em dupla com Nicholas Bregantin, atual co-CCO da empresa.

Como novo ECD, Freire vai liderar os esforços criativos da Africa Creative a partir de seu novo escritório, Baobab, localizado em Nova York. A ideia é que a chegada do executivo ofereça mais abrangência ao DNA global da marca.

Novo EDC da Africa Creative teve trajetória “inversa”

Imagem de Rafa Freire, novo ECD Global da Africa Creative
Imagem: Africa Creative

Ao contrário dos executivos tradicionais, que criam um currículo local antes de exportarem seus talentos, Rafa Freire é um talento brasileiro que “veio de fora”, dependendo do contexto.

Isso porque o novo ECD da Africa Creative formou-se em Londres, estudando Propaganda e Marketing na University of the Arts, e iniciou a sua carreira no mercado internacional. Eventualmente, seu trabalho o levou até a JWT em Xangai, na China, onde ficou por quatro anos antes de voltar a São Paulo.

Fora isso, Rafa Freire também tem em sua experiência nomes como GTB, F/Nazca Saatchi & Saatchi, R/GA, tanto no Brasil como em outros locais, como Nova York e Toronto.

“Sempre admirei profundamente a Africa e o trabalho que ela realiza. No Brasil, sem dúvida, é uma das duas agências mais consistentes em qualidade criativa, aliada ao volume de entregas. A agência é uma potência absurda, produzindo sempre no mais alto nível de excelência — e isso não é nada fácil. Por isso, a oportunidade de fazer parte desse universo, poder colaborar de perto com pessoas e marcas que admiro e trazer também um pouco do que eu vivo e acredito para grandes projetos, foi o que me encantou desde o início”, conta Freire.

“A chegada do Rafa é um passo importante para a nossa ambição global. Além de ser um criativo brilhante, ele traz uma bagagem internacional única, com experiências que certamente vão agregar ainda mais ao nosso DNA criativo. Ter alguém com esse perfil único e global ao meu lado, ajudando a consolidar a Baobab em Nova York e expandindo a força da Africa pelo mundo, é algo que me anima muito”, finaliza Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.