A pandemia afetou de maneira direta o mercado de trabalho nacional, o que fez com que com que os profissionais tivessem que procurar meios de se reinventar para sobreviver. De acordo com uma previsão da Goldstein Research, a expectativa é que o setor da beleza tenha uma taxa composta anual de crescimento de 4,76% até 2023.
Foi durante a pandemia que o centro de beleza, estética e clínica médica DUO+, fundado pelo casal Saulo Abrahão e Luiz Ferraz, aumentou a área de atuação para o Acre. Atualmente, o DUO+ possui 80 colaboradores, 2 unidades de salão, 2 unidades de clínica médica e a terceira que foi aberta em Rio Branco, no Acre.
“Nós fazemos a produção da Camila para o Shark Tank desde a terceira temporada. Eu também faço parte do grupo de investimentos dela, o G2 Capital. Camila sempre desfrutou dos serviços do salão e da clínica DUO+. Neste momento de expansão, ela percebeu que estamos maturando o negócio, focando na escalabilidade do negócio, e resolveu embarcar com a gente nesse projeto”, detalha.
Indo na direção contrária da crise, o DUO+ cresceu 15% no ano passado e espera encerrar o ano com faturamento de R$ 5.500.000,00.
“Iniciamos com um salão de 60m², com seis bancadas, dois lavatórios, um sofá e duas poltronas de espera que utilizávamos para o serviço de manicure também. Começamos pequenos, mas fomos nos especializando cada vez mais na área da beleza. Quando comecei a trabalhar junto com o Saulo, entrei no negócio pelo amor mesmo, só depois de um tempo que desenvolvi toda essa paixão pela área da beleza e pelo negócio. Depois de 12 meses trabalhando em um salão pequeno, fizemos a primeira expansão de local. Fomos para um espaço de 600m² que não era somente salão, mas uma clínica também”, destaca.
Expansão da Clínica DUO+ para o Acre
A clínica DUO+ foi aberta em Rio Branco, em 18 de novembro, proporcionando serviços de dermatologista, endocrinologista, nutricionista e estética corporal, além de protocolos de harmonização facial, redução de medidas, fortalecimento muscular, emagrecimento e hipertrofia.
O público alvo será, na maior parte, composto por mulheres de 30 a 44 anos. A clínica fica ao lado do Afa Jardim, a mais tradicional e maior casa de eventos de Rio Branco.
“O nosso público são as pessoas que se preocupam com sua saúde, gostam de exercícios físicos, buscam um estilo de vida saudável, pessoas vaidosas que se preocupam com sua estética e o poder de se sentir bem. Nós escolhemos abrir uma unidade no Rio Branco por ser a cidade natal do Saulo, um dos fundadores do DUO+. É uma cidade que pede demais por uma experiência de serviços que só se encontra em São Paulo. Chegou a hora de levarmos todos anos de história e conhecimento DUO+ Clínic para fora, e Rio Branco tinha que ser nossa primeira cidade”, afirma Luiz.
Pensando na beleza e bem-estar do cliente
A intenção de unir uma clínica médica ao salão de beleza veio dos próprios clientes, que buscavam por soluções mais velozes para cuidar da beleza e da saúde.
“Muitos clientes falavam que queriam poder passar em um médico que fosse perto do salão. Então, quando fizemos a expansão, vimos a oportunidade de deixar de ser apenas um salão de beleza e inserir serviços em que o nosso cliente pudesse agregar valor em sua experiência. Nós olhamos a demanda que estava tendo e entregamos o que os clientes estavam pedindo. Hoje, a nossa clínica médica oferece atendimento com nutrólogo, dermatologista, endocrinologista, nutricionista, podologia, estética facial e corporal”, acrescenta.
O empreendedor pensa que beleza é saúde e saúde também é beleza, mas precisa ser algo além do externo.
“Cada cliente é um indivíduo e não existe algo padronizado para todos. Oferecemos protocolos individualizados, não tem como seguir algo tão rotulado. Nós analisamos cada pessoa no seu mínimo detalhe e é dessa forma que buscamos entregar a transformação que todos eles procuram. No DUO+, acreditamos que a beleza não tem que estar nos olhos dos outros, tem que estar para dentro. A pessoa tem que se olhar, se aceitar e falar que está bem. Quando isso acontece, automaticamente as outras pessoas sentem isso. Queremos, justamente, ajudar os nossos clientes a construírem esse amor próprio por meio do nosso trabalho”, acredita ele.
O encontro com o mercado da beleza
O desejo de trabalhar no mercado da beleza surgiu ao perceber o quanto o setor estava em constante ascensão.
“A nossa inspiração para entrar nesse mercado foram as histórias de sucesso que vimos, além dos modelos de negócios que estavam aparecendo de startups de beleza. Como fundadores do DUO+, eu e o Saulo tentamos entrar no mundo prático da beleza e colocar a mão na massa, mas não deu certo. Nós admiramos os profissionais, mas a nossa paixão é administrar e trabalhar na parte criativa dos negócios. Sabemos que, muitos cases de sucesso que se tem hoje, são propriamente de quem atende o cliente e faz as transformações. Mas nós estamos focados em nos profissionalizar, em administrar o nosso negócio, ter essa visão voltada para o mundo da beleza e buscar melhorar o negócio tanto para a nossa equipe, quanto para os clientes”, diz.
A chave do sucesso
Para quem quer trabalhar com o público, oferecendo beleza e saúde para outras pessoas, a constância e amor pelo trabalho deve estar sempre presente.
“Quando se tem constância do que é preciso executar para alcançar os objetivos, você não desiste e sabe que vai chegar lá. O que nos dá esperança de continuar é o amor pelo que fazemos, por tudo o que queremos construir. Nós vemos as pessoas que estão com a gente, e os nossos colaboradores e nossos clientes sentem esse amor e energia. Quando esse amor é multiplicado, é através disso que conquistamos reconhecimento. Acredito que esse é o ingrediente mágico do DUO+, nós queremos ter constância, mas não queremos apenas entregar o trabalho, mas sim entregar com muito amor”, compreende ele.
Fora isso, em um mercado que está em constante crescimento, é necessário sempre reinventar o seu negócio e entregar o máximo para os clientes.
“O nosso maior sonho depois de tantos anos no mundo da beleza é continuar transformando a vida dos nossos clientes e colaboradores. Nós queremos transformar o mundo da beleza para que não seja somente algo estético, mas que seja realmente um mundo bonito, não somente beleza por si só. A beleza de um quadro bonito não é a beleza com amor. É isso que nós queremos sempre trazer para o nosso cliente e que completa todo o nosso ideal”, finaliza Luiz Ferraz.