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Como vender mais com o marketing digital

De que forma crescer em um ano de crise financeira

De que forma crescer em um ano de crise financeira? Onde conseguir novos clientes? Como posso promover mais os itens de perfumaria, suplementos e outros produtos de alto valor agregado? Como vender mais para os atuais consumidores? É possível ser conhecido por novas pessoas e divulgar ainda mais a minha marca?

Talvez essas sejam algumas das principais perguntas que estão na pauta diária de todo o varejo farmacêutico, e nas metas gerenciais, mas que ainda continuam sem resposta. Com verbas reduzidas de publicidade e divulgação, como resolver essa complexa equação?
 
Vemos no mercado, principalmente nas maiores redes e canais consolidados de e-commerce, o crescente aumento do marketing digital nas estratégias de vendas e de fidelização. Esse é um caminho sem volta  que deverá atrair cada vez mais a atenção do varejo em todos os segmentos, como o mercado farmacêutico, devido aos retornos impressionantes de resultados, economia substancial de verba permitida, agilidade e mensuração de resultados. É a melhor forma de tangibilizar o desempenho das ações de marketing, pois gera conversão em vendas.
 
Para ampliar a visibilidade da sua farmácia junto aos potenciais clientes, o ideal é fazer uma combinação de ferramentas, que pode incluir a gestão do perfil da marca nas principais redes sociais, ações de engajamento, anúncios no Facebook e uso de links patrocinados no Google, além de campanhas de e-mail marketing, e-books, conteúdos direcionados em blogs e os poderosos resultados do inbound marketing, para captação de novos consumidores. Tudo isso deve seguir um planejamento de marketing digital, para que as ofertas e os benefícios possam ser divulgados de forma alinhada e, muitas vezes, incluir patrocínio de laboratórios.
 
Podemos citar como exemplo os repelentes e os suplementos vitamínicos. No primeiro caso, a campanha digital pode alertar para a importância dos repelentes, os diferenciais dos produtos encontrados no mercado, graus de prevenção, etc. Esse tema pode estar em um blog de saúde, em e-mail marketing e também nas redes sociais de sua farmácia. Além disso, pode ser feito um e-book sobre o tema, dentro de um projeto de inbound marketing, conceito de compartilhamento direcionado para um público-alvo via marketing de conteúdo. Depois de gerar o interesse e a demanda pelo produto, basta estimular a venda com promoções, combos de produtos e desconto com cartão fidelidade, entre outras iniciativas.
 
No segundo caso, dos suplementos, a formula é a mesma: gerar conteúdos de interesse em diversos canais digitais, estimular a demanda nos consumidores, criar promoções e outros incentivos e vender mais. Não dá mais para viver somente de encartes. É preciso buscar os novos clientes no celular, na internet e nas redes sociais, onde eles estão o dia todo.