A Embratur formalizou a contratação para sua nova equipe de dois executivos que estavam em posições de destaque em multinacionais de tecnologia. Flávia Matos assume a Gerência de Branding, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital e Live Marketing. Ela era diretora de Assuntos Corporativos para a América Latina do Airbnb, cargo que ocupou nos últimos três anos. Já Ícaro Souza assume a Coordenadoria de Marketing Digital. Ele estava como gerente sênior de Programa do Meta (Facebook).
“Estamos formando uma equipe gabaritada, mesclando talentos que estavam muito bem posicionados no mercado, e intelectuais que estavam na academia, no Brasil e no mundo, estudando e buscando soluções, pensando o futuro. A Embratur está apontando com esta equipe onde quer chegar. Queremos ser fronteira da inovação na promoção de turismo ambientalmente sustentável, carbono zero, e que ajude economicamente o Brasil a se tornar esse país que queremos”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
“Me sinto honrada de ter profissionais tão experientes e qualificados caminhando ao nosso lado na missão de reconstruir a imagem do Brasil no exterior e a Embratur. Nossa gestão será técnica, baseada em informações confiáveis de mercado e com foco em resultado para transformarmos o Brasil num destino competitivo. A Embratur sinaliza ao mundo que o Brasil voltou e está comprometido com a agenda internacional de desenvolvimento sustentável e ações climáticas”, completou Jaqueline Gil, diretora de Negócios, Inteligência e Marketing Internacional.
Perfil profissional
Flávia Matos é profissional do Turismo há quase 25 anos. Trabalhou no Airbnb nos últimos sete, três deles como diretora de assuntos corporativos para a América Latina. Foi diretora do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), após ter atuado na promoção do destino Brasil como gerente dos Escritórios Brasileiros da Embratur entre 2004 e 2009. De 2009 a 2012 foi responsável pela realização do Global Travel & Tourism Summit do WTTC em Florianópolis, colaborou com a Chias Marketing na elaboração do Plano Aquarela 2020 e representou a Phocuswright no Brasil. É Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi.
Ícaro Souza é bacharel em Turismo e Especialista em Comunicação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). É também certificado pelo MIT na área de Liderança para Inovação. Possui mais de 10 anos de experiência nos setores de turismo e tecnologia, conectando empresas privadas e órgãos setoriais a governos e à opinião pública. Além do Meta, em seu currículo estão empresas de tecnologia como Airbnb e Hotmart, entidades setoriais como a Conecta (Associação Brasileira de Marketplaces e Intermediadores de Pagamentos), o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), e ONGs.
Saulo Rodrigues Filho é PhD em Ciências Naturais pela Universitat Heidelberg (Alemanha, 1999) e Pós-Doutorado em Estudos Ambientais (University of California), e em Arqueologia das Mudanças Climáticas (UNAM, 2019). Foi ponto focal em Segurança Socioambiental da 4a. Comunicação Nacional (BRASIL, MCTI, 2020) e é consultor da Secretaria de Meio Ambiente-DF em políticas e planos de enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas no DF. Representou o Brasil no Painel de Alto Nível sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU em Nova York (2012).