A Wayra Brasil anuncia sua nova Managing Director. Gabriela Toribio assume a liderança do hub de inovação aberta da Vivo visando aproximar startups e a Vivo para gerar oportunidades de negócio em conjunto e investir em startups early stage, para seguir impulsionando o ecossistema empreendedor com contratos e aportes financeiros.
Como Managing Director da Wayra Brasil, Gabriela também estará à frente do Vivo Ventures – Corporate Venture Capital (CVC) da Vivo, lançado em 2022. O Fundo tem um capital comprometido de R$ 320 milhões para investir prioritariamente em startups em estágio de crescimento (growth), nas áreas de Entretenimento, Casa Inteligente, Marketplace, Saúde, Finanças e Educação, setores-chave para o posicionamento da Vivo como hub digital.
Vivo e Telefónica estão firmemente comprometidas com o empreendedorismo no Brasil há mais de 10 anos. Com 130 investimentos diretos e indiretos em startups, contribuem para o desenvolvimento do ecossistema local, o que foi reforçando com o lançamento do Vivo Ventures. O CVC, inclusive, já anunciou seu primeiro investimento, na Klavi – plataforma SaaS líder em agregação de dados, analytics e serviços API, que empodera empresas com suas soluções de Open Finance.
Somente em 2021, foram gerados aproximadamente R$ 70 milhões em negócios entre a Vivo e as startups do portfólio da Wayra, que investe preferencialmente em startups em rodadas seed e late seed e cujo negócio tenha relação com a estratégia da Vivo. “Nos últimos anos, a Wayra realizou 83 investimentos em startups, com cases como Gupy, Trocafone, Docket e Monkey. A Gupy, por exemplo, é a plataforma de recrutamento e seleção utilizada pela Vivo. Nossa alavanca de valor é investir e, sempre que possível, realizar parceria de negócio para escalar a startup”, complementa Gabriela.
Com ampla experiência nas áreas de inovação e empreendedorismo, a nova Managing Director da Wayra Brasil tem uma trajetória que lhe permite desenvolver, simultaneamente, um olhar de empreendedora e de investidora. Entre suas mais recentes experiências, foi Head de Venture Capital da Companhia Siderúrgica Nacional e é atualmente Coordenadora do Comitê de Corporate Venture Capital (CVC) da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), instituição que tem o objetivo de fomentar o ecossistema de CVCs no Brasil. A executiva também é fundadora da Alimentos da Vila, empresa baiana cuja missão é expandir o acesso à alimentação saudável, natural e orgânica, e professora da FIAP, onde dá aulas de empreendedorismo na disciplina Startup One.