O uso de aplicativos especializados é uma realidade incontestável que veio para ficar. Ao adotar este recurso para acompanhar o desempenho de seus produtos e categoria nas lojas do varejo, as indústrias acabam por adotar uma estratégia que contribuiu para a lucratividade do próprio varejo.
Avaliando o dia a dia, loja a loja, os aplicativos oferecem informações que contribuem para gerar ações imediatas de sell in e sell out, tais como:
– reavaliação de mix por perfil de loja
– recomendação de revisão do planograma
– mudança na política de pricing
– prática de promoções e uso de recursos de merchandising
– administração de estoque
A rapidez na tomada de decisões destas iniciativas trará resultados positivos para a própria loja, garantindo eficiência no controle e giro dos estoques e no maior aumento do ticket médio.
As barreiras
Toda inovação necessita de um tempo para ser absorvida e ter seus benefícios efetivamente reconhecidos e aproveitados. Não é diferente com relação ao uso de aplicativos especializados no controle e análise da situação nos pontos de vendas.
Após 3 anos de efetividade no mercado brasileiro, ainda a alcançar melhores níveis de penetração, constata-se certa resistência de todos os lados da cadeia.
Gerentes e Encarregados de lojas – muitos desconhecem a importância da ferramenta para seus próprios resultados, quando observa-se por exemplo a proibição do uso de smart phones por parte dos promotores e repositores que representam as empresas.
Promotores e Repositores – Acostumados a atuar sem controle de horários e com baixo afinidade com relação ao uso desta tecnologia, apontam problemas de utilização que em sua maioria são infundados;
Empresas e Agências de Mão-de-Obra – É crescente o número que reconhece e adota o uso da ferramenta, porém ainda não disponibilizam recursos humanos dedicados a avaliar a riqueza de informações e apresentar diagnósticos e tomada de decisões rápidas para melhor aproveitamento do custo x benefício.
O ganha ganha
Vale lembrar que o interesse na qualidade de exposição é mútuo e que o trabalho de merchandising associado à inteligência de mercado traz resultados para todos.
O consumidor, ainda não citado até o momento, é o maior favorecido nesta história, pois encontrará o que procurava ou precisava sem se lembrar (ou saber), no ponto de venda que lhe é mais conveniente e adequado ao seu perfil.