A Casa Fiat de Cultura, importante centro de exposições e difusão das artes situado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, apresenta seu novo presidente: João Batista Ciaco.
O executivo, que é o diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, sucede no cargo a José Eduardo de Lima Pereira, que respondeu pela entidade desde sua criação em 2006 e agora passa a atuar como Conselheiro Cultural.
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O presidente da FCA para a América Latina e do Conselho Deliberativo da Casa Fiat de Cultura, Antonio Filosa, anunciou a transição na instituição e destacou: “Estamos cada vez mais comprometidos e conectados com Minas. A Casa Fiat de Cultura é uma expressão do compromisso da Fiat com o desenvolvimento social, humano e cultural através da difusão da arte.”
Criada em 2006 como um espaço cultural de acesso gratuito e universal, a Casa Fiat de Cultura já mobilizou um público de 2,5 milhões de visitantes em suas exposições. “Ao longo dos 12 anos em que foi dirigida por José Eduardo de Lima Pereira – ele mesmo um pioneiro na trajetória da Fiat em Minas Gerais – a Casa Fiat de Cultura tornou-se um ponto de encontro da inteligência, consolidou-se como um difusor da cultura e, acima de tudo, como um espaço de relacionamento da Fiat com a comunidade que tão bem a acolheu 42 anos atrás.”, afirmou João Batista Ciaco. Para ele, assumir a presidência da Casa Fiat de Cultura com todo este acúmulo de significados é uma grande responsabilidade.
“Acreditamos sobretudo na importância e na força da arte para a formação das pessoas, para a educação dos jovens e para o aprimoramento da própria sociedade”, acrescentou o novo presidente.
Duas mil obras apresentadas em 47 exposições
Desde sua criação, a Casa Fiat de Cultura realizou 47 exposições nacionais e internacionais, por meio das quais apresentou mais de duas mil obras, apreciadas por 2,5 milhões de visitantes, além de onze itinerâncias, que contemplaram cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires.
Para José Eduardo de Lima Pereira, que passa a atuar como Conselheiro Cultural, a principal contribuição da Casa Fiat de Cultura no período foi a contínua formação de público para as artes. “Pudemos colocar ao alcance de todas as pessoas a melhor arte produzida no mundo, fruto de séculos e movimentos os mais diversos, abrangendo do Renascimento ao Barroco, do Futurismo à Arte Digital.”, relatou Lima Pereira.
Sobre a transição na presidência da instituição, ele ressaltou: “Conheço João Ciaco há muitos anos, sei de sua enorme capacidade de trabalho e sensibilidade às nuances culturais. Fico feliz de vê-lo à frente da Casa e será um prazer colaborar com entusiasmo para a sua atuação”.
A nova diretoria da Casa Fiat de Cultura
A administração da Casa Fiat de Cultura passa a ser exercida pela Diretoria Executiva composta por: João Ciaco, presidente; Emanuele Cappellano (diretor administrativo-Financeiro da FCA para a América Latina), Fernão Silveira (diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para a América Latina) e Márcio Lima (diretor Jurídico e de Business Development da FCA para a América Latina).
O Conselho Deliberativo é integrado por: Antonio Filosa, Presidente do Conselho; Erica Baldini, Conselheira (e diretora de Recursos Humanos da FCA para a América Latina); e José Eduardo de Lima Pereira, Conselheiro Cultural.