Hub de comunicação criado pelo profissional, ex Publicis e Leo Burnett, pode gerar redução de até 50% nos custos de criação de uma marca.
O mercado da comunicação enfrenta desafios em um mundo de negócios cada vez mais conectado e que busca formatos de trabalho mais flexíveis e digitais.
As principais premiações do mercado você confere aqui.
Neste cenário, agências de publicidade tradicionais, com configurações centenárias de atuação, começam a dar espaço para o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem soluções eficientes, mais econômicas e completas para as empresas.
Com uma proposta atual, alinhada com as necessidades do mercado, a Bedouin CC (abreviação de creative crowd ou grupo criativo) surgiu como um hub de comunicação composto por um banco de multiprofissionais, com mais de 800 talentos de diversas áreas, que oferecem soluções que vão muito além da comunicação, com uma ótima relação custo X benefício para as empresas.
“Temos um time de talentos capaz de identificar as dores dos clientes e apresentar alternativas para resolução de problemas, independentemente de onde eles estão. Não queremos rótulos, ser definidos como uma agência ou uma produtora – isso limita muito nossa capacidade de entrega.”, conta o fundador da Bedouin CC, o publicitário curitibano João F. Saddock.
Com passagens pelas agências Publicis, Leo Burnett, CCZ e Competence, Saddock aprendeu a trabalhar em diferentes funções e a transitar por todas as fases do processo. Aproveitou a experiência de 15 anos em publicidade para criar a Bedouin CC, nome inspirado no estilo nômade dos beduínos do deserto do Oriente Médio.
O banco de multiprofissionais dispõe de pessoas de todas as áreas de uma agência tradicional (planejamento, atendimento, criação, produção e mídia), do digital (social media, webdesign e programação), branding, design, embalagens e conteúdo, até profissionais para soluções de PDV – como arquitetos, decoradores e vitrinistas. Ou ainda economia e contabilidade.
“Oferecemos até um contador especializado em revisão de créditos tributários, porque, às vezes, identificamos que a empresa não precisa de uma solução de comunicação para sua marca, mas de uma solução operacional. Nosso objetivo é reestruturar empresas e marcas e fazer com que melhorem seu negócio”, analisa Saddock.
Sem uma sede física, a Bedouin CC recruta os profissionais de acordo com os trabalhos solicitados ao hub. As reuniões de equipe costumam ser por meio de videoconferência ou em espaços de coworking. Se necessário, podem alugar flats ou apartamentos em sites de compartilhamento de imóveis, como AirBnb, para reunir os profissionais. “Neste modelo de negócio, não temos profissionais ociosos para bancar, como em uma agência, e também não temos custo de estrutura física. A economia para criar uma marca, desde o início, pode chegar a 50% em relação a uma agência de publicidade tradicional. Já os custos na produção de um vídeo, por exemplo, podem cair em até 80%”, destaca Saddock.
Qualidade de vida e prazos adequados
O estilo “beduíno” também oferece mais autonomia e qualidade de vida para os profissionais, que trabalham de maneira mais flexível e com prazos adequados para a entrega dos melhores resultados. E com menos pressão.
“Quero que as pessoas possam trabalhar de uma forma leve, que possam, principalmente, aproveitar a vida e a família, em vez de ficarem paradas no mesmo lugar. Defendo que, quanto mais cultura você tiver acesso, mais interessante sua vida e seu trabalho se tornarão.”, reforça Saddock.
A Bedouin CC fornece uma rica gama de serviços, como: gestão de crise, relações públicas, produção de filmes, identificação de falhas de processos, criação de marcas e campanhas publicitárias, produção de comunicação criativa e com propósito, entre outros.
“Impulsionamos negócios de diferentes portes com entregas inusitadas e responsáveis para aquilo que o cliente realmente precisa e não aquilo que acha que precisa. Seja em comunicação, seja produzindo um filme ou resolvendo uma questão tributária, econômica, de recursos humanos, entre outras possibilidades, trabalhamos com criatividade. Nossa equipe é muito plural e por isso nosso foco é resolver o problema efetivo do cliente e não impor para ele algo que somente resolva a nossa parte.”, diz.
Em quase dois anos de atuação, a Bedouin CC identificou soluções e criou marcas e ações de comunicação para SafeCap (indústria de embalagens para o setor de alimentos e bebidas), Monster PRO 3D Filaments (indústria de filamentos para impressão 3D), Quantick (plataforma de investimentos automatizados), Clear Corretora (uma marca do Grupo XP), Amperium Energia Sustentável, entre outras