Na publicação da Editora Lider, 29 profissionais de Marketing compartilham suas histórias profissionais.
Em 2019 a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes chegou aos 60 anos, e, como parte desta celebração, lançou o livro Líderes de Marketing – Uma visão estratégica e divertida da nossa realidade.
Nesta publicação, Sandra Martinelli, ao lado da CEO da Editora Leader, Andréia Roma, vislumbraram possibilidade, e, mais do que isso, a necessidade de construir um livro que unisse homens e mulheres para levar aos leitores um conteúdo relevante e que propicie transformações.
Vinte e nove profissionais de Marketing foram convidados a compartilhar suas histórias profissionais, e, para tornar ainda mais interessante a leitura, contaram também suas experiências pessoais relacionadas ao marketing.
O livro tem, ainda, o prefácio de Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken.
Os coautores convidados para compor este livro foram: Adriana Moucherek, Ana Paula Castello Branco, Ana Paula Duarte Rocha, André Chevis Svartman, Andrea Naccarati de Mello, Celio Ashcar Jr., Daniel Calderoni, Daniela Cachich, Daniela de Fiori, Edmar Bulla, Elisa Prado, Ênio Vergeiro, Fabiana Araujo, Fernando Cosenza, Gisele Alves, Jose Saad Neto, Loraine Ricino, Fernando Guntovitch, Marcelo Albertottii, Marcia Esteves, Marina Mizumoto, Patricia Macedo Garcia, Renata Brasil, Renato Camera, Sandra Martinelli, Sarah Buchwitz, Suzana Pamplona, Tatyane Luncah, Vivian Haag Leite e Wagner Mendes.
Eles contam como chegaram ao Marketing, como se especializaram, investiram em suas carreiras, até chegar ao sucesso, tornando-se referência em sua atuação. Outros, compartilham sua vivência em empresas próprias, após fazerem parte do quadro de grandes companhias.
Portanto, ao ler este livro, é possível encontrar o dia a dia da profissão, o quanto foi preciso adquirir de conhecimento, como o marketing mudou nos últimos anos, a sua importância crescente para as empresas, assim como os obstáculos, as dificuldades e situações inusitadas para se trabalhar nas mais diferentes organizações.
“Num mundo globalizado onde as redes sociais predominam na entrega de informação, o cliente passou a ter uma outra expectativa sobre a imagem e atuação de uma empresa. Não é somente a qualidade e o preço do produto que importam. A decisão de compra pode ser – e com certeza será – influenciada pelo posicionamento em questões políticas, econômicas, ambientais e sociais que afetam não apenas o mercado em que a companhia está inserida, mas também todo o planeta.”, reflete Nelcina Tropardi, no prefácio da obra.
“Seria um grande erro limitar a atuação da ABA na defesa dos interesses dos anunciantes. Como toda empreitada de sucesso, a ABA é movida por um propósito e, em nosso caso, trabalhamos pela Mobilização do Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade. Contribuir com este material é um dever nosso enquanto profissionais de Comunicação, considerando o poder de influência que temos em mãos.”, declara Sandra Martinelli.