Profissionais

Marina Vancini e Liz Dórea integram equipe da produtora Moonheist

Produtora conta com novas diretoras com trabalhos distintos, mas que se encontram na visão e jovialidade.

A produtora Moonheist anuncia a chegada de duas mulheres com distintos perfis profissionais para integrar o casting de diretores de cena: Liz Dórea e Marina Vancini

Com atuação no desenvolvimento criativo e na fotografia, Marina propõe – de forma íntima e poética – a construção de narrativas naturais e delicadas. Estimulada pela busca da beleza na simplicidade, acredita que em todo lugar existe uma história e que é a partir desse pensamento que construímos uma representação honesta. 

Liz, por sua vez, com atuação no desenvolvimento de conteúdos documentais e na fotografia, tem um olhar intimamente ligado a narrativas que valorizem culturas e movimentos. Por meio da mistura de múltiplas linguagens, busca histórias com significados essenciais e representativos. 

 

Ainda que com produções estéticas distintas, ambas se aproximam no talento emergente, na pluralidade e versatilidade criativa. Liz Dórea e Marina Vancini se unem ao time de diretores de cena da produtora, que já contava com personalidades como Willy Hajli, Vitor Duarte e Marioo.

Artista de várias técnicas, Liz Dórea atua entre a fotografia, a pesquisa e a escrita poética. Recentemente, codirigiu o curta-metragem “Te Amo, Se Cuida”, obra que reflete sobre o afeto e suas múltiplas expressões – sejam elas interpessoais ou relacionadas ao próprio corpo e sua presença no mundo. O filme ainda trabalha a interseção entre o documental e a ficção ao fazer uso das memórias e das manifestações individuais para retratar a complexidade dos relacionamentos.

Te Amo, Se Cuida foi um processo criativo especial por muitos motivos. Foi a minha primeira vez filmando em 16mm e o estado de presença que a película exige sempre me fascinou muito. Tínhamos uma equipe enxuta e nossos recursos eram limitados. Estávamos emocionalmente muito investidos na ideia e foi definitivamente esse engajamento que levou o filme até o fim. O reconhecimento da curadoria do Nowness, nesse sentido, foi algo bastante sensível para nós”, relata Liz.

Para a artista, a experiência de criação na publicidade tem sido particular e desafiadora: “Sobretudo em relação ao documentário, que foi a minha primeira escola – tem outro ritmo, outra linguagem. Apesar disso, sinto que existe desejo e espaço para disputar narrativas mais inventivas nesse mercado. Encontrar maneiras de incorporar as referências que inspiram o meu trabalho autoral em filmes publicitários certamente tem sido um exercício interessante.”

No momento, Liz desenvolve um videoclipe em película, inspirado em uma fábula antiga, para a artista Jadsa. A narrativa aborda temas da identidade e do território a partir de uma perspectiva espiralar do tempo.

“Sempre admirei a curadoria de trabalhos, a consistência e a integridade criativa da Moonheist. É uma produtora que zela pelos projetos que assina e pela identidade artística de seus diretores e diretoras. É uma honra ser representada pela casa e espero abrir câmera em nome dela muitas vezes”, conclui a diretora.

Entre a direção e a fotografia, Marina Vancini desenvolve narrativas focadas em aspectos de intimidade e conexão humana. Seus filmes são fundamentados em extensos processos de pesquisa, e propõem um olhar para a realidade a partir da beleza e da construção poética. Na publicidade, dirigiu filmes digitais para marcas como Fiat, Pedigree, Heinz e Claro. Dentre eles, Marina codirigiu o filme “Alfabeto”, para Coca-Cola, com veiculação nacional e internacional.

“O case ‘Alfabeto’ foi construído por muitas mãos, em um processo amplo e aberto com agência e cliente. O desafio principal era apresentar uma campanha com linguagem atual, jovem, e que, acima de tudo, se conectasse com o público da marca em diversos países e regiões”, afirma Marina. 

O filme teve veiculação no Brasil, México e Chile. “O processo de pós-produção e adaptação das peças também exigiu muito de todos nós. Ao final, entregamos um filme enérgico, com cuidado estético e uso de múltiplas linguagens – da animação em 2D e 3D, até fotografias analógicas e extenso trabalho gráfico”, salienta a diretora.

No momento, Marina realiza um clipe para a faixa “Te Quiero”, da banda paulistana Viratempo, além de um projeto autoral de fotografias chamado “Onde Ainda Se Vive”, no qual documenta a vida de seus avós Waldomiro e Vera Lúcia.