O mercado brasileiro de comunicação e marketing foi impactado na manhã de hoje com a notícia da morte de João de Simoni o maior nome da promoção no Brasil. De Simoni faleceu ontem (20/11) no hospital da cidade de Capivari em São Paulo
Após a amplificação da notícia, publicada nas primeiras horas do dia aqui na Promoview, os principais sites, entidades e personalidades postaram fazendo as últimas homenagens em um volume que deu a dimensão da estatura e relevância dele para toda uma geração de profissionais e empresários de um setor que já foi chamado de promoção, bellow the line, marketing promocional, live marketing e que hoje, quando o pai disso tudo nos deixa, é sinônimo de experiência verdadeira e completa de consumidores com marcas.
Repercussão em sites e comunidades
Logo cedo o Meio&mensagem publicou em sua capa, na matéria escrita por seu editor Alexandre Zaghi Lemos, destacando a carreira brilhante e a conquista do Prêmio Caboré em 1993. Aliás De Simoni foi um dos raros nomes genuinamente oriundos do mercado promocional a receber o troféu.
O site do Clube de Criação de São Paulo publicou uma Nota de Falecimento e apresentou materia contando um pouco sobre a vida do grande mestre que tinha o apelido de Lôlo e que por este motivo, verídicamente, deu o nome a um chocolate da Nestlé.
Já-o propmark também registrou durante a tarde uma nota sobre a morte do João qualificando como o grande nome do live marketing brasileiro.
A-Ampro publicou em seu perfil no Linkedin apenas uma Nota de Falecimento sobre o seu fundador.
Em seu comentário no post da entidade, o atual presidente do conselho da Ampro Celio Ashcar Jr. prestou sua homenagem:
“Uma grande perda! Meu agradecimento por tudo que De Simoni fez ao nosso mercado!”
O site inteligemcia da Abramark dedicou espaço na sua edição lamentando a morte de seu acadêmico, classificando-o como “o maior nome do live marketing de todos os tempos” e mostrando um pouco da sua trajetoria com destaque para os livros “Promoção de Vendas – 45 anos de Teoria e Prática”, Makron Books, e da obra “Gestão de Marketing -FGV” da Saraiva, onde foi co-autor.
Em nota enviada ao Promoview, João Carlos Zicard, ex presidente executivo e do conselho da Ampro além de companheiro de longa data também enviou sua homenagem:
“Fui sócio e aluno ao mesmo tempo desse visionário, resiliente e destemido empreendedor, saudades serão eternas. Obrigado sócio e professor, fique com Deus”.
Toninho Izidoro, um dos grandes empresários da geração de ouro comandada por De Simoni postou uma imagem alegre em compania do seu grande amigo
“De Simoni. Você vai fazer muita falta!!
Gilmar-Pinto Caldeira que esteve ao lado do grande mestre na fundação da Ampro reverenciou De Simoni:
“O De Simoni…era a referência de nosso mercado promocional, foi inovador nessa area porque aportou a qualidade e criatividade de publicidade. RIP João ! fará uma falta enorme!
Em postagem no seu perfil do instagram Enio Vergeiro também escreveu a trajetória e uma foto do João, destacando o apelido de Lôlo, como era tratado pelos amigos, encerrando a postagem com uma mensagem curta e carregada de tristeza
“Descanse em paz amigo. Obrigado por tudo.”
Líbia-Macedo consultora de eventos e uma das professoras mais especializadas na matéria em todo o país postou no seu perfil uma longa homenagem com destaque a participação do De Simoni na ESPM onde foi sócio e professor.
“Acabo de saber que o querido João de Simoni nos deixou, alguém que tenho certeza foi referendado em vida, mas temos que propagar seu legado, desde sua formação e depois professorado na ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing…. Ele Ficou encantado quando soube que eu ministrava cursos de EVENTOS, disse “Que maravilha estão estudando o que há de mais maravilhoso na comunicação”.
Em-sua atualização diária o Portal dos Eventos também fez um grande homenagem a João de Simoni. O portal qualificou como “Pai da promoção no Brasil” apresentou de forma completa o extendo curriculo do empresário e reproduziu a entrevista para serie Portal eventos Bio produzida por Sergio Junqueira em 2021.