Profissionais

Morre João de Simoni, o pai do Marketing Promocional

O maior nome de todos os tempos da indústria da promoção, atualmente denominada live marketing morreu aos 86 anos após longa batalha contra o câncer


O mercado de Live Marketing está de luto.  Morreu aos 86 anos João De Simoni Soderini Ferracciù, o maior nome do live marketing de todos os tempos.

De Simoni nasceu em Capivari, interior de São Paulo no dia 5 de junho de 1937. Filho de Erothides e de “seo” Luis, João deixa a esposa Lúcia Helena, os filhos  Andréa, Mirella e Giancarlo e os quatro netos Lanai, Yasmin, Tarso e Maya.

O corpo de João de Simoni está sendo velado hoje 21/11/2023 no Grupo Unidas em Capivari – SP

Responsável por introduzir no Brasil a primeira empresa de promoção, eventos e ações em feiras de negócios do segmento da comunicação e do marketing, ele foi o pioneiro do setor no país e uma unanimidade dentro do mercado. Por isso Por isso ele é chamado de Pai do Marketing Promocional.

De Simoni foi um dos fundadores da principal entidade das agências de promoção do Brasil, a Ampro, além de ocupar cadeiras nas Academias Brasileiras de Marketing, de Eventos e Turismo e a de Arte, Cultura e História. De Simoni foi, sem dúvida, o mais genial e ilustre representante de um mercado que por muitos anos foi segregado pela indústria da publicidade tradicional.

Multi premiado em todos os segmentos do marketing e comunicação no Brasil. De início, só de ler essas informações, já é possível perceber o peso de seu nome para o mercado.

Aos 12 anos, teve sua primeira experiência na área do marketing promocional ao abrir uma lojinha na garagem de casa! O empreendimento infantil deu tão certo que, ao faturar mais do que a própria mãe, João foi alertado pelo pai sobre questões fiscais e, em nome da ética e legalidade, teve que fechar o negócio.

A partir daí, a lenda do live marketing não conseguiu ficar longe das vendas e, mais tarde, passou a vender garapa de cana no campo de futebol. Com essa experiência, aprendeu muito e se desenvolveu profissionalmente.

Voltando para a atualidade, quando se fala em “experiências” no mundo do marketing, é preciso falar sobre João de Simoni. 

Isso porque essas atividades tiveram seu início na década de 60, quando De Simoni, após concluir os cursos de Propaganda na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e o de Marketing na Fundação Brasileira de Marketing, tornou-se  o principal executivo nas atividades de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford e Chrysler. 

Anos depois, em 1969, ele chegou a concluir o Business Administration no Chrysler Institute, nos EUA.

João também passou pela agência de propaganda J. Walter Thompson. 

De Simoni gostava de contar a história do tempo em que foi Diretor de Planejamento do Palmeiras, de 1971 até 1975. Abordando sua afinidade com o esporte, é importante ressaltar que ele chegou a jogar profissionalmente pelo clube paulista entre 1957 e 1959.

Por ser pioneiro, Lôlo “cortou mato alto” em toda sua trajetória profissional, desenvolvendo as atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil com ideias revolucionárias para uma época onde os reclames de TV, rádio e jornal eram as únicas formas de comunicação com os consumidores.

Já naquela época nosso mestre tinha uma resposta pronta para as questões de remuneração que são questões controversas até hoje. Diante da negativa dos clientes em pagar os valores de criação dos projetos De Simoni sem titubear respondia:

“ Não me peça para lhe dar a única coisa de valor que eu posso te vender”
 

Já em 1978, concretizou uma nova etapa em sua vida: fundou o Grupo De Simoni Associados. O projeto era constituído por diversas empresas, sendo pioneiro nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil e dos conceitos de cenografia para estandes em feiras de negócios.

O conglomerado de agências liderada por ele alcançou números superlativos, os quais De Simoni faz questão de contar com precisão em todas as entrevistas e conversas que participa.

Foram  478 clientes, 759 campanhas promocionais e de marketing, 1434 campanhas de marketing de incentivo, 1432 eventos promocionais. Nessas ações, foram distribuídos 396 mil brindes e 4 milhões cento e cinquenta mil prêmios. 

Em campo foram 272 mil e quinhentos metros quadrados de estandes. 6 mil 742 metros quadrados de instalações de diversos tipos. 718 shows temáticos e eventos corporativos. 
Ele se orgulha também do grande relacionamento com o mercado publicitário, com o qual realizou 260 serviços em parcerias com agências de propaganda.

As parcerias das agências especializadas em live marketing com as agências de publicidade funcionam até hoje pela falta de interesse destas últimas, para não dizer capacidade, em realizar ações promocionais.

Tanto que é do nosso mestre a máxima:

 “Se uma agência de propaganda se mete a fazer marketing promocional, quando dá certo, perde dinheiro; quando dá errado, perde o cliente”.
 

No entanto, o grande legado deste homem é a sua atuação em prol da profissionalização do mercado, além de seu foco nas atividades promocionais. Dessa forma, De Simoni escreveu o livro Promoção de vendas – 40 anos de teoria e prática (1999), convertido para Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas (2007) e é  co-autor da obra “Gestão de Marketing -FGV”

Graças à sua larga experiência no setor, ele teve também participação fundamental na elaboração dos Estatutos e do Código de Ética do Marketing Promocional no Brasil

João chegou a ser VP do Conselho Deliberativo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.

Colecionador de prêmios, João De Simoni recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua trajetória:

•          Em 1986/1987 foi premiado com o título de Empresário de Promoção do ano no Prêmio Colunistas.

•          Em 1988 recebeu o título de Profissional do Ano no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design.

•          Em 1990 especializou-se em Arte, Civilização e Cultura no Eurocenter-Pallazzo Guadagni em Florença, na Itália.

•          Em 1993 recebeu o Prêmio Caboré na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda & Marketing e liderou a fundação da Associação brasileira de marketing promocional

João de Simoni ( ao centro) com o grupo que fundou a Ampro no ano de 1993. Foto: Arquivo Promoview

•          III Prêmio de Contribuição Profissional, pela APP – Associação de Profissionais de Propaganda em 1999;

•          Em 1999 é homenageado pelo Prêmio Caboré como uma das 10 Mais Importantes Personalidades da Indústria da Comunicação de Marketing nos últimos 25 Anos;

•          Em 2001 é homenageado por sua cidade natal com o Título de Cidadão Capivariano do Século 20;

•          Em 2003 volta a ser reconhecido pelo Prêmio Caboré como uma das 25 personalidades que fizeram a história da propaganda no Brasil, no período de 1978 a 2003;

•          Em 2004 foi eleito Grand Prix Prêmio Caio;

•          Desde 2005 os Grand Prix do Prêmio Colunistas Promoção recebem o Troféu João De Simoni Mentor;

•          Em 2006 recebe o título de Personalidade de Ouro dos 50 Anos da ADVB;

•          Em 2006, foi um dos membros fundadores da Academia de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador e Patrono da CADEIRA Nº 04.

João-de Simoni empossado como Acadêmico-Fundador e Patrono da CADEIRA Nº 04. da Academia Brasileira de Eventos. Foto: Arquivo Sergio Junqueira

•          Em 2007 tornou-se membro da Academia Brasileira de Marketing.

•          Em 2016 recebeu o titulo de empresário da década (2006 a 2016) no Anuário Brasileiro de Live Marketing, editado pelo Promoview.

•          Foi ainda condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística e laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com a Medalha de Mérito Profissional.

•          Desde 2005 os Grand Prix do Prêmio Colunistas Promoção recebem o Troféu João De Simoni

•          Em 2004 despediu-se e se aposentou do mercado voltando a sua querida Capivari dedicando-se a seu hobby predileto, produzindo e refinando de cachaça em seu sítio.

•          Em 2013 foi homenageado pela Revista Eventos com o título “Líder da Indústria de Eventos”

Atualmente, esta verdadeira lenda do Live Marketing brasileiro, se dedica, ao lado de seu filho, à produção de cachaça Villaggio De Simoni, envelhecida 15 anos em seu sítio com o mesmo nome, na cidade de Capivari.

Durante a pandemia, De Simoni concedeu uma entrevista a Sergio Junqueira onde contou detalhes e histórias da sua grande trajetória, um dos poucos motivos de orgulho para quem trabalha no árido setor da produção do live marketing e eventos corporativos. Confira: