A NBS tem um novo vice-presidente nacional de planejamento. É Murilo Lico, que chega para assumir o desafio de elevar ainda mais o olhar estratégico da agência para os negócios e marcas de clientes e prospects, além de colocar grande foco na aceleração do desenvolvimento da área de inteligência de dados (Genius).
Ele também vai usar toda sua expertise para inaugurar uma nova área de negócios na NBS: Branding. Será o início de uma “quarta carreira”, como ele mesmo costuma dizer. Murilo começou como redator, com passagens pela Publicis e FCB Brasil, e chegou a diretor de Criação.
Depois, já como planejador, fez parte do grupo que fundou a Santa Clara e foi vice-presidente de planejamento na Fischer. A terceira carreira, agora como consultor, começou quando ele fundou a LEF Branding e depois quando se juntou à Movah, uma consultoria de estratégia de negócios sediada em São Paulo.
Na NBS ele vai ficar a frente das equipes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, atendendo Oi, BR, Bob’s, Órama, Panasonic, Mercado Pago, Secom, BRB e Supercell. Segundo Cyd Alvarez, presidente da agência, Murilo vai acumular as funções de estratégia e branding e chega com uma lista de desafios importantes.
“Fizemos uma busca estruturada, muito detalhada e conversamos com vários talentos do mercado até encontrar o perfil ideal para os desafios que a NBS já tem e terá ainda mais daqui para frente. O Murilo é muito qualificado para a função, tem bagagem e vai nos ajudar, principalmente, nessa integração entre as áreas de planejamento, business intelligence, consumer insights, novas tecnologias e criação. A NBS, desde a sua fundação, vive um contínuo turnaround. Nos reinventamos todos os dias e o Murilo será um importante disseminador dessa cultura.”, explica Cyd.
Murilo vai trazer na bagagem o que aprendeu de melhor como consultor, toda a parte de processo e um olhar diferenciado para os projetos e os clientes, e juntar com a excelência criativa e a capacidade de execução da NBS. Pretende implantar ferramentas e processos para ajudar ainda mais as equipes de planejamento a usar da melhor forma os dados para gerar insights e transformar os problemas de negócio dos clientes em oportunidades para as marcas e para a comunicação.
“Tanto o planejamento como o branding são atividades meio, não atividades fim. A nossa função é deixar a bola redonda para quem vai dar vida para a execução: o cliente, no caso das estratégias de marca, e a criação, nos casos de comunicação. E a gente pode ajudar porque as ideias podem nascer de muitos lugares e um deles certamente é emprestando inteligência ao olhar sobre os dados. Essencialmente, o trabalho do planejamento é pegar um monte de informações, dados, pesquisas e observações e transformar no que pode ser um caminho de execução.”, explica Murilo, que citou a NBS Genius como um importante fator para aceitar o desafio: “Acredito que a NBS tenha hoje uma das áreas de BI mais bem desenvolvidas do mercado brasileiro."
Nova unidade de negócios
Um dos desafios mais importantes do novo VP de Planejamento ainda está por vir: montar uma nova unidade de negócios para a NBS, que já vai começar com um projeto para uma marca de varejo.
“A ideia é oferecer aos clientes a melhor combinação de dois mundos: a profundidade do processo de consultoria com a excelência de execução e o talento da agência em contar boas histórias. Uma entrega que tem o poder de engajar e encantar todos os steakholders importantes para a construção da marca, como faz para o consumidor final.”, explica Murilo, que tomou a decisão de voltar a trabalhar em agência em conjunto com a esposa e as duas filhas.
“Meu núcleo familiar é muito forte, a gente toma as decisões em conjunto. Sempre. E agora na agência, espero fazer tudo o que eu quero e me comprometi a fazer assim também: junto. Com os clientes, com o time, com a agência. Eu sempre achei a NBS feita de gente com um jeito que o mundo não produz mais e com um trabalho outstanding. Aceitei voltar muito porque é a NBS e quero ser feliz aqui.”