De acordo com definição do GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos da Ampro (Associação Brasileira de Marketing Promocional), o marketing promocional é entendido como comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas específicas e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.
O mercado de marketing promocional está crescendo a cada ano, aumentando o número de agências especializadas nesse segmento.
As grandes marcas estão cada vez mais investindo em ações de marketing promocional, pois viram, nas ferramentas desse mercado, a melhor opção de estreitar laços de relacionamento com o seu público-alvo.
Com o surgimento, e, porque não dizer, 'febre', das redes sociais, o marketing promocional está ainda mais em evidência nos dias de hoje, principalmente, quando o objetivo é atingir o público mais jovem.
Em 2012 surgiu no mercado o primeiro Anuário Brasileiro de Marketing Promocional, que retrata esse mercado, além de mostrar as principais agências de marketing promocional brasileiras.
A ideia da criação do Anuário foi de Julio Feijó, CEO do Portal Promoview, único de atualização diária focado exclusivamente em marketing promocional.