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Pedro Earp é o novo CMO global da AB InBev

Formado em Economia e Finanças na London School of Economics and Political Science, o brasileiro ingressou na AmBev no programa de <em>trainee</em> em 2000.

A Anheuser-Busch InBev está promovendo mudança na liderança do seu departamento global de marketing. O chief marketing officer (CMO) Miguel Patricio foi substituído pelo brasileiro Pedro Earp, líder da ZX Ventures, unidade global de inovação da multinacional.

Com 20 anos no mercado de cerveja, os últimos seis como CMO global da companhia, Patricio continuará na cervejaria numa nova posição de supervisão dos projetos globais de marketing, se reportando diretamente ao CEO Carlos Brito. Earp acumulará o cargo com a liderança da ZX Ventures.

Earp comanda a ZX Ventures desde a fundação da unidade, em 2015. Ela foi criada para ajudar a cervejaria a desenvolver novos produtos em múltiplas frentes, incluindo cervejas especiais e artesanais, e-commerce, ativações para o varejo e produção caseira de cerveja.

Em uma entrevista, Earp disse que a ZX continuará a atuar de forma independente do marketing e que a cervejaria apresentará alguém para supervisionar o dia a dia da unidade. Mas também indicou que marketing e a inovação devem começar a trabalhar de forma mais próxima. “Algumas coisas estão realmente funcionando na ZX Ventures. Está na hora de usá-las em escala em nossa atividade principal.”, disse.

Formado em Economia e Finanças na London School of Economics and Political Science, o brasileiro ingressou na AmBev no programa de trainee em 2000. Atuou nas áreas de planejamento estratégico, no Canadá, e de insights e inovação global, nos Estados Unidos, e também participou da integração das operações da norte-americana Anheuser-Busch, comprada pela InBev em 2008. Também foi vice-presidente de marketing da AmBev, cargo que deixou para assumir a ZX.

Já o português entrou na operação da AmBev na América Latina em 1999 como vice-presidente de marketing. Ocupou posições executivas na América do Norte e na Ásia antes de assumir o cargo de CMO global em 2012. O profissional liderou o marketing da companhia durante a expansão da distribuição internacional das marcas Budweiser, Stella Artois e Corona em mercados-chave como a China. Recentemente, supervisionou a campanha global da AB InBev para a Copa do Mundo, criada pela Anomaly, veiculada em mais de 50 países.

A cervejaria destacou o impacto positivo da campanha para a Copa do Mundo nos resultados do segundo trimestre. A receita global cresceu 4,7%, puxada pelas três marcas internacionais, Budweiser, Stella Artois e Corona – que avançaram 10,1%. A receita nos Estados Unidos continua caindo, com queda de 3,1% no trimestre.

Patricio fez uma analogia, em uma entrevista, para explicar a mudança no marketing. “Você troca o telhado de uma casa quando está ensolarado, não quando está chovendo, e está bem ensolarado para nós.”

O profissional se manterá no time de liderança da companhia em sua nova posição. Uma de suas prioridades é o desenvolvimento da capacidade de criação de conteúdo in-house.