Muitos empreendimentos comerciais necessitam organizar ou participar de diversos eventos durante o ano, para fazerem girar a máquina comercial dos negócios relacionados aos segmentos onde atuam. Esses acontecimentos proporcionam um ambiente para um contato direto e personalizado com os consumidores e clientes, estabelecendo um vínculo pessoal, criando uma identificação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas, o que agrega valor à marca.
Numa cidade como São Paulo, acontecem por ano cerca de 430 feiras, pois são uma das mais eficientes formas de promoção comercial, e através delas é possível tornar uma empresa, marca ou produto ainda mais conhecida através da exposição, formalizando novos contatos importantes para a ampliação e a manutenção do negócio. Nesses eventos há uma real condição de negociação imediata e a possibilidade de criar intercâmbios comerciais permanentes.
Mas há também inúmeros tipos de eventos que podem agregar comercialmente a qualquer tipo de empresa, independente do tamanho, como congressos, lançamentos e até a participação direta ou indireta, como patrocínio ou apoio em grandes acontecimentos esportivos, como as Olímpiadas Rio 2016. Porém, é necessário uma preparação técnica e a qualidade na participação.
É necessário, além de organização e profissionais capacitados, uma estrutura que esteja à altura do acontecimento e para tanto poderá ser preciso o aluguel de espaço, móveis, buffet, fotógrafo, divulgação, contratação de recepcionistas, elaboração de folders, painéis, cenários, uniformes, entre tantas outras coisas. E em época de recessão econômica, não dá para gastar além do previsto no orçamento anual e, por isso, serão indispensáveis medidas que diminuam a retirada de dinheiro do caixa da empresa, sem é claro comprometer a qualidade dos eventos e a exposição da marca.
Para adquirir o que precisa nesses eventos, muitas companhias estão participando de um grupo de permuta multilateral idônea e confiável. Funciona da seguinte forma: os empreendedores disponibilizam na empresa de permuta, que funciona como um banco de crédito, produtos ou serviços ociosos, com foco em trocá-los por créditos de Unidades de Permuta (UPs). Com este crédito, podem escolher entre os itens disponibilizados na rede, como aluguel ou compra de móveis; serviços de buffet, fotógrafo, recepção, divulgação, entre outros; agências publicitárias para painéis, folders e divulgação e dependendo do evento, até mesmo para aluguel de salões, reservas em grandes redes hoteleiras, passagens, entre diversas outras coisas necessárias para a organização do acontecimento.
Não dá para ficar fora de eventos só porque o Brasil está em crise. É justamente nestes momentos difíceis que são necessárias maiores exposições e aproveitamento de acontecimentos de grande relevância. Oportunidades que poderão fazer toda a diferença no faturamento de uma companhia! O mais importante é planejar e economizar.