O Anuário Brasileiro de Live Marketing é um registro, um recorte, das coisas mais importantes do live marketing a cada ano.
Daí, suas edições serem esperadas, hoje, pelo mercado e seus profissionais. Mais que isso, e ainda bem, ele é desejado, e pedido, pelos clientes, marcas e meio acadêmico que o entendem como fonte fundamental de consultas e informação.
Seu conteúdo vem evoluindo e quem tem todas as suas edições perceberá que a história do live marketing, as pesquisas mais relevantes, os prêmios significativos para a nossa gente lá estão.
Cases e agências se destacam e ganham espaço e homenagens são bem-vindas, como nesta última edição, os 25 anos da Ampro e aos 30 do Salão do Automóvel.
Os mais atentos, que já tenham recebido a sétima edição do Anuário, já devem ter visto, na página 226, uma homenagem pessoal. É que dedicamos essa edição a uma pessoa e sua família.
Trata-de Flávio Machado, Flavinho para quem o conheceu mais intimamente.
Ele, para quem não sabe, tem fundamental papel no live marketing, em especial no reconhecimento de nossa atividade e ação, pois é um dos realizadores das Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Falecido, aos 41 anos de idade, em 2017, comandava uma das maiores agências de brand experience do País, a SRCOM.
Filho de uma das mais consagradas e queridas produtoras cariocas, fundadora da SRCOM, Sheila Roza, e de pais fantásticos, o fotógrafo Rodolfo Machado e do cenógrafo dos grandes eventos, Abel Gomes, atual marido de Sheila, por certo teve bases e razões suficientes para amar os eventos e o live marketing.
Mas Flavinho era um audaz, um idealizador, por isso foi mais longe: atuou em eventos como os Revezamentos das Tochas Olímpica e Paralímpica, a Cerimônia de Boas-Vindas aos atletas e os live sites oficiais. Comandou a primeira mesa sobre brand experience no Cannes Lions, onde falou sobre a importância do storytelling.
Esteve com a SRCOM na realização do Réveillon de Copacabana, entre 2011 e 2017, assinou projetos para marcas globais como Google, Motorola, P&G, Nike, Danone e Heineken, além de estar à frente de trabalhos como o Fifa Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014, e a Jornada Mundial da Juventude.
Seu último trabalho foi a ativação da Coca-Cola durante o Rock in Rio 2017.
Sempre teve como missão a busca incessante por criar momentos marcantes na vida das pessoas e deixar boas memórias no público dos eventos que ajudou a produzir, live total.
Flavinho é daquelas pessoas a quem reverenciar. Não porque não está mais aqui, pois sempre estará, mas para ser exemplo e inspiração.
Nós do Promoview, o tratamos com um 'Live Masters' que o é, numa justa homenagem.