O fato de que a potência e criatividade negra é um expoente de transformação para a sociedade não é nenhuma novidade. É fácil lembrar de invenções inovadoras criadas por personalidades negras que trouxeram uma revolução aos mais variados setores de atuação.
O Brasil tem sua população composta por 56% de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, algo em torno de 115 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.
São-muitas pessoas criando, desenvolvendo e transformando. Não dá para negar que o protagonismo negro, seja devido à sua grandiosidade numérica, ou por sua potencialidade, tem sido o destaque do cenário.
Leia também: Dilma Souza Campos é premiada pela Associação dos Profissionais de Propaganda
Promover a comunicação, nas mais diversas maneiras, é um ponto alto para a população preta, historicamente, pois durante muitos anos esta parcela da população foi impedida de se expressar e cultuar a sua arte.
Mas, hoje, estão fazendo a diferença na comunicação pela descolonização dos processos comunicacionais, ao fomentar tendências pretas e incentivar o mercado de trabalho a pensar em organizações que tenham mais pluralidade.
Veja abaixo 7 personalidades negras que trabalham com comunicação e estão movimentando as estruturas:
Clariza Rosa, estrategista criativa e inovadora social da Produtora SILVA
Com formação em Publicidade pela PUC RJ, Clariza é sócia e co-fundadora da SILVA, agência de comunicação e produtora de imagem, que tem como objetivo básico romper os modelos tradicionais de comunicação sobre o Brasil dentro do mercado publicitário, levando em conta seus contextos socioculturais, movimentos e expressões em imagem.
O roteirista une suas ferramentas pessoais e profissionais para produzir conteúdos digitais que ressignifiquem estereótipos negativos impostos sobre negros, periféricos, LGBTQ+ e outros grupos sociais minimizados.