Por Marina Pechlivanis
Nada como observar outras culturas para refletir sobre as nossas tradições. Especialmente as promocionais.
Em cada uma das esquinas deste mundo você pode se surpreender com formas criativas de vender o peixe, de promover os negócios, para além das fórmulas tidas como vencedoras nos grandes prêmios internacionais e nos veículos de comunicação.
Para cada cultura, vários rituais. Para cada ritual, um modelo de negócios. Afinal, para cada região, vale uma solução. Não existem resoluções globalizadas de prateleira que funcionem em qualquer situação. Existe pertinência, adequação e bom-senso somados a uma certa audácia, que tempera e personaliza as promoções.
O que fazer com a unidade das marcas? Como manter a linguagem corporativa e os rituais de uma marca sem entrar em crise esquizofrênica de imagem? Quais os gifts perfeitos para cada cultura?
Vale para o Festival de Parintins, para a Festa da Uva, para a Oktoberfest, para a Festa do Peão de Boiadeiro, para o Desfile das Escolas de Samba. E para as promoções nos supermercados, padarias, lojas de departamento. Estudar a cultura local, compreender o entorno, e falar na mesma língua, gerando o envolvimento. Sem perder a criatividade, a oportunidade, a inovação.É bem aíque pode surgir uma promoção pertinente, surpreendente, mil maravilhas!
Se em Roma com os romanos, na China com os chineses.
Uma marca é o que ela entende que está oferecendo para as pessoas ou o que as pessoas entendem que a marca está oferecendo?
Fique com este silogismo. É um gift para você!
Na dúvida, #fica a dica: tem que ter tradição e também muita, mas muita imaginação.
Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, agência de comunicação estratégica criada em 1999, e sócia da UDM&Co Projetos para Comunicação Eficiente, consultoria para negócios alicerçada em relações de troca. Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM. Criou as metodologias Gifting&Rituals Map e Dádivas de Marca/The Gift of a Brand, aplicadas em cases premiados no mercado. Ministra palestras e cursos sobre o tema Gifting (estudo que estrutura políticas de troca em todas as plataformas de comunicação corporativa definindo parâmetros de valor, métricas de circulação e rituais proprietários), incluindo aspectos de Compliance (parceria com o IBDEE). Autora dos livros GIFTING (2009) e ECONOMIA DAS DÁDIVAS: O NOVO MILAGRE ECONÔMICO (Alta Books, 2016), entre outros 20 títulos.