A montadora automotiva Stellantis anunciou uma extensa reestruturação em sua organização para a América do Sul. Entre as novidades, novos líderes foram nomeados para as marcas Fiat, Abarth, além da área de Marketing & Comunicação de Marca.
Outro destaque na reestruturação da Stellantis é a criação de uma nova área, dedicada especificamente à chamada “Economia Circular”, um modelo de produção e consumo que se baseia na ideia de eliminar o desperdício e manter os materiais em uso pelo maior tempo possível.
Novas Lideranças para Fiat e Abarth
Segundo o comunicado da Stellantis, a reestruturação começa com Frederico Battaglia assumindo o cargo de vice-presidente das marcas Fiat e Abarth na América do Sul, substituindo Alexandre Aquino.
Com mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva, Frederico iniciou sua trajetória como Diretor de Marketing da Fiat em Portugal, em 2007. No Brasil, ele liderou a divisão comercial da Peugeot e ocupou o cargo de Diretor de Marketing entre 2011 e 2016.
Frederico é formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP e possui mestrado em Gestão de Marketing pela Università degli Studi di Torino, na Itália.
Reestruturação da Stellantis aumentará o foco em Marketing e Comunicação
Na parte de promoção das marcas da Stellantis, a empresa decidiu ampliar seus esforços nas áreas de Marketing e comunicação.
Agora, Alessandra Souza será a nova vice-presidente de Marketing & Comunicação de Marca para a América do Sul. A executiva iniciou sua carreira na Peugeot em 2000, ocupando diversas posições estratégicas. Em 2021, liderou a área de Experiência & Digital na região e, em 2022, tornou-se Diretora Global de Digital & Experiência da Fiat, na Itália. Agora, retorna ao Brasil para assumir sua nova função.
Economia Circular sinaliza investimentos em sustentabilidade
A substituição de Alexandre Aquino nas áreas de Fiat e Abarth não implicam na demissão do executivo. Pelo contrário: o profissional assumirá uma área totalmente nova, agora dirigindo o setor de economia criativa da Stellantis na nova reestruturação.
O termo remete à alteração do modelo tradicional de fabricação: normalmente, o processo linear faz a extração dos recursos, para transformá-los em produtos e, finalmente, descartas os refugos e excedentes.
Dentro da economia circular, a ideia é reutilizar tudo o que puder ser reutilizado, gerando, ao mesmo tempo, uma redução de custos de fabricação e produção, ao mesmo tempo em que se minimiza os impactos mais agressivos ao meio ambiente.
Segundo o comunicado, Aquino se reportará diretamente a Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços para a América do Sul. O líder da nova área tem mais de 20 anos de experiência, tendo atuado na Fiat e na Chrysler antes da fusão que originou a Stellantis. Ele é Engenheiro Mecatrônico pela PUC Minas, com pós-graduação em Marketing pela Fundação Dom Cabral.
Lideranças da Stellantis celebram a reestruturação
Segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis na América do Sul, as mudanças vindas na reestruturação da Stellantis têm como objetivo reforçar a liderança da empresa na região, com foco em descarbonização, eficiência e qualidade.
“Desejo grande sucesso a Alessandra, Alexandre e Frederico em seus novos desafios. Com essa nova estrutura, daremos continuidade aos avanços em descarbonização, eficiência e qualidade, fortalecendo ainda mais nossa liderança em todos os mercados da região”, afirmou a presidente.