Para decepção geral o Brasil não repetiu o bom desempenho de anos anteriores e acabou sem nenhum prêmio na categoria Promo do Cannes Lions 2009. Talvez a melhor notícia para quem é Promo é que as ações de marketing promocional, especialmente as de cunho social, estiveram e mantém-se em alta.
A impressão do Festival de 2009 foi a de que tudo converge para o que hoje é definido como Promo, ou seja, as ações de marketing que tem em suas estratégias compostos que levam ao engajamento e a participação, especialmente com o auxílio de ferramentas digitais, tanto no ambiente real como na internet, são maioria.
Isto ficou claro na declaração do jurado brasileiro Marcelo Heidrich, momento após sair do julgamento em 2009: “Nestes últimos dias percebi que a evolução de Promo é um processo em ascendência e que vem inovando e estimulando novos caminhos criativos para a categoria. Está ficando muito interessante e divertido falar sobre ativar marcas.
As mais criativas ou que mais contagiaram os jurados e, consequentemente, as tornou finalistas, foram os trabalhos com humor inteligente e singelo, beirando a ingenuidade, interatividade com muita tecnologia, a internet como recurso e seu uso com muita agressividade e/ou experiências sensoriais. É evidente que no contexto, algumas campanhas boas e muito boas ficaram de fora mas, com tanta complexidade (não do processo, mas pela naturalidade da massa) para poder julgar mais de 1.500 trabalhos, o sistema de Cannes acaba no final saindo vencedor e tendo um resultado justo”, finalizou Heidrich.
O Promo Lions 2009 concedeu seu Grand Prix para a agência Beacon Communications, de Tóquio, que atende o Yubari Resort. Com uma dívida de US$ 353 milhões, a cidade de Yubari, situada em Hokkaido, no Japão, foi à falência em 2007. A missão da agência era promover não só o resort, mas todo o município, mobilizar seus cidadãos e ajudar a tornar a cidade economicamente viável. Aproveitando o fato de Yubari ter a menor incidência de divórcio de todo o Japão, ela passou a ser divulgada pelo irônico personagem Yubari Fusai – em japonês a palavra “fusai” tem duplo sentido, podendo significar “dívida” ou “casal”.
Com o conceito “Sem dinheiro, mas com amor”, a agência posicionou a cidade como um destino para casais felizes, desenvolvendo diversas peças promocionais como ”certificados oficiais de casais felizes”, CDs de músicas e um site.
A mídia espontânea gerada pela ação é calculada em US$ 1,5 milhão. Com isso, desde o início do projeto, o número de visitantes de Yubari aumentou 10% ao ano, gerando uma receita de US$ 31 milhões para aliviar a dívida da cidade. Além disso, os produtos com a marca Yubari Fusai passaram a ser comercializados em todo o país.
A opção do júri do Promo Lions se deveu ao fato da ideia, embora de baixo custo, ter se mostrado muito eficaz para solucionar o problema inicial.
Apesar do Grand Prix ter ido para o Japão, o grande destaque da área foi a Austrália, líder disparada em prêmios, com quatro Leões de Ouro, um de Prata e seis de Bronze.
Também se saíram bem a Nova Zelândia (três Ouros e um Bronze), a Bélgica (dois Ouros, um Prata e um Bronze) e a Espanha (dois Prata e três Bronze).
Entre as surpresas de 2009 esteve o ótimo desempenho de Portugal, quinto país mais premiado no Promo Lions, com um Leão de Ouro, um de Prata e dois de Bronze, todos para a Arc, área especializada da Leo Burnett. O Leão de Ouro, o de Prata e um de Bronze foram para o case “Loja de Esperança”, desenvolvido para a Cruz Vermelha.
Esta e outras ações premiadas em 2009 você vê amanhã, nesta semana de aquecimento para o Promo & Activation Lions 2010 que terá cobertura do Promoview.